Buscar

O que são os canais iônicos e as bombas iônicas?

Descreva o que são e suas funções...

💡 2 Respostas

User badge image

Leo Furtado

Basicamente, canal iônico é o canal por onde os íons irão passar na membrana, seja entrando ou saindo dela, depende do íon. Acontece que, pegando o exemplo clássico de sódio e potássio, íons entram na célula (sódio) e íons saem da célula (potássio) por esses canais quando eles se abrem graças ao gradiente de concentração favorável. Com o fechamento dos canais a atividade ionica para e as cargas retornam a ser o que eram antes. Só que com o tempo, os íons se acumulam de uma forma que muda a carga da membrana. É aí que entram as bombas iônicas. No caso, a bomba de sódio-potássio. Com o uso de ATP as bombas fazem transporte de íons contra gradientes de concentração.

Outro exemplo de bomba muito estudado é a SERCA, transporta cálcio de volta ao retículo ao fim da contração muscular.

14
Dislike0
User badge image

Adriano Gomes

todas as celular do organismo, para sobre sobreviver e praticar suas atividades organicas , têm que construir um ambiente favoravel e apto. esto é ,ela deve construir um meio individualizado com caracteristicas proprias que darão suporte a sua funcionalidade e sobrevivência. Diante desse fato, é razoavel supor a existencia de mecanismos intrinsecos capazes de controlar o ambiente interno das celulas em relação ao meio externo ( plasma ). Baseado no seu conhecimento das formas de manutenção dos ambientes celulares, trnsporte de substancia pela membrana é corrento afirmar dê a resposta correta?

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais