Buscar

BENS TANGÍVEIS E INTANGÍVEIS É A MESMA COISA DE CORPÓREOS E INCORPÓREOS? GOSTARIA DE UMA FUNDAMENTAÇÃO SOBRE O ASSUINTO

💡 2 Respostas

User badge image

Ana Caroline

Bens corpóreos, materiais ou tangíveis – são aqueles bens que possuem existência corpórea, podendo ser tocados;

 Bens incorpóreos, imateriais ou intangíveis – são aqueles com existência abstrata ou ideal e que não podem ser tocados pela pessoa humana. Como exemplo, podem ser citados os direitos de autor, a propriedade industrial, o fundo empresarial, a hipoteca, o penhor, a anticrese, etc. De acordo com os ensinamentos do professor Fabio Ulhoa, a classificação dos bens em incorpóreos é exclusivamente doutrinária e meramente conceitual.

 

2
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Bens corpóreos são aqueles que têm existência física, material, tangível, palpável (e.g. livro, maçã, carro, casa, avião, dentre outros).

Bens incorpóreos possuem existência abstrata, ideal, intangível (e.g. direitos autorais).

O critério é justamente a existência, ou não, da materialidade.

Não está previsto no Código Civil, sendo de criação doutrinária e serve para definição do regramento e da normativa que incidem sobre determinado bem jurídico..

Já os bens tangíveis ou intangíveis se ligam à questão empresarial, como aqueles destinado à manutenção, conservação, sustentação de uma determinada empresa, podendo ser corpóreo (quando será tangível) ou não (quando será intangível).

Assim, a distinção é quanto à finalidade. Podemos dizer que todo bem tangível é corpóreo, mas o inverso não é verdadeiro. Da mesma forma, podemos afirmar que todo bem intangível é incorpóreo, mas o inverso também não se aplica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais