Buscar

Como se forma o epitélio juncional?

💡 2 Respostas

User badge image

Marcelly Regina

É formado na erupção dental na fase de raiz, pela fusão do epitélio reduzido do órgão do esmalte + epitélio gengival.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O epitélio juncional é aquele epitélio que se encontra na saúde e também define a base do sulco gengival . A profundidade de sondagem do sulco gengival é medida por uma sonda periodontal calibrada . Em um cenário saudável, a sonda é inserida suavemente, desliza pelo epitélio sulcular e é interrompida pela ligação epitelial .


O epitélio de junção é derivado do epitélio de esmalte reduzido durante o desenvolvimento do dente. Antes da erupção do dente e após a maturação do esmalte, os ameloblastos secretam uma lâmina basal na superfície do dente que serve como parte do epitélio primário. Quando o dente entra em erupção, a parte coronal do epitélio fundido e circunvizinho se desprende da coroa.


Os ameloblastos também desenvolvem hemidesmossomas para o epitélio primário e se fixam firmemente à superfície do esmalte. No entanto, a parte cervical do tecido fundido permanece ligada ao colo do dente pelo epitélio primário. Esse tecido fundido, que permanece próximo à junção cemento-esmalte após a erupção do dente, serve como o epitélio juncional inicial do dente, criando o primeiro tecido preso à superfície do dente. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais