Buscar

Avaliando Aprendizado av1

O pensamento religioso explica as relações humanas a partir de uma causa sobrenatural, acima da capacidade humana. A base ou a causa dos eventos é atribuída a uma divisão da vida em dois domínios. Marque a alternativa que cita esses domínios.
Quest.: 1
 
  o filosófico e o de senso comum.
  o sagrado e o profano.
  o senso comum e o mitológico.
  o senso comum e o científico.
  o profano e o mítico.

 

 
 
2.
Cientistas sociais brasileiros não fazem parte integrante do circuito habitual dos centros reconhecidos de produção intelectual. Tal fato não impede que nos vejamos como parte dele e, portanto, interlocutores legítimos dos autores mais respeitáveis e reconhecidos da tradição ocidental. Mas, nesse contexto, há um traço peculiar da nossa inserção: falamos e escrevemos em português (embora leiamos em inglês e francês). O isolamento relativo da língua portuguesa tem uma afinidade com o papel político do cientista social no Brasil, chamado a participar de valores e responsabilidades de construção nacional. A citação acima nos mostra como: I - Ao observar os fenômenos sociais, os cientistas sociais são levados a enfrentar sua própria posição, seus valores, sua visão de mundo que interfere na sua pesquisa. II - O trabalho dos cientistas sociais os levam a interação complexa com o grupo social ou sociedade investigado, pois ambos compartilham de um mesmo universo de experiências humanas. III - Há uma distância irremediável entre o cientista social e seu objeto de pesquisa, o que torna o método objetivo o mais apropriado para a investigação de fenômenos dessa ordem. Assinale a opção correta.
Quest.: 2
 
  As afirmações II e III estão corretas
  As afirmações I e II estão corretas.
  Apenas a afirmação III está correta.
  Apenas a afirmação I está correta.
  Apenas a afirmação II está correta.

 

 
 
3.

Segundo Mello (2014), "é pela socialização que o mundo social " com seus diversos significados, hábitos de vida, regras, normas e valores morais, por exemplo "é interiorizado pelo indivíduo e passa a fazer parte de sua experiência subjetiva". Com base nas afirmativas a seguir, identifique aquela(s) que corresponde(m) ao conceito de socialização:

(A) É o processo por meio do qual os seres humanos são induzidos a adotar os padrões de comportamento do seu mundo social;

( B ) É um processo de aprendizagem que se apoia, em parte, no ensino explícito e em parte, na aprendizagem latente;

( C ) É um processo de aprendizagem que se baseia, também, no relacionamento com os outros;

( D ) É um processo de aprendizagem que tem início na infância e prosseguem ao longo da vida;

( E ) É por meio dela que nos tornamos membros de uma sociedade e assimilamos a sua cultura.

Estão corretas as afirmativas:

Quest.: 3
 
  A, B, C, D e E
  A, B e C
  A, C e E
  A, C e D
  A, B. C e E

 

 
 
4.
A partir de uma perspectiva antropológica e baseado nos princípios do relativismo cultural, DaMatta (2000), estabelece a distinção entre as Ciências Naturais e as Ciências Sociais. Partindo dessa perspectiva, assinale quais das afirmações abaixo sobre as diferenças entre as Ciências Naturais e as Ciências Sociais é correta: I - As ciências sociais trabalham com fenômenos que estão bem distantes de nós, pois pretendem estudar eventos humanos, fatos que nos são estranhos e não nos pertencem integralmente. II - As ciências sociais trabalham com fenômenos isolados, pois pretendem estudar eventos humanos, fatos que não podem ser entendidos, se não nos pertencerem integralmente. III - As ciências sociais trabalham com fenômenos que estão bem perto de nós, pois pretendem estudar eventos humanos, fatos que nos pertencem integralmente.
Quest.: 4
 
  Apenas a afirmação II está correta.
  As afirmações II e III estão corretas.
  Apenas a afirmação I está correta.
  As afirmações I e II estão corretas.
  Apenas a afirmação III está correta.

 

 
 
5.
Enquanto as chamadas Ciências Naturais estudam a realidade natural, isto é, fatos simples, as que são denominadas de Ciências Sociais estudam:
Quest.: 5
 
 

Fatos sociais denominados de fenômenos diacrônicos;

  Fatos sociais denominados de fenômenos complexos;
  Fatos sociais denominados de fenômenos sincrônicos;
  Fatos naturais denominados de fenômenos fáceis;
  Fatos naturais denominados de fenômenos sincrônicos;

💡 6 Respostas

User badge image

Dharyon Nascimento

qual a resposta da 1
1
Dislike0
User badge image

Leandro Araújo

exato

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais