Buscar

como achar a média, o modo e a mediana?

como achar a média, o modo e a mediana?

 

 

💡 3 Respostas

User badge image

Leonardo Moreno

Olá!

Sempre vai depender se os dados são agrupados ou não, e se há classes ou não.

-Para a média sem agrupamento: (∑xi)/n

Em outras palavras: é o somatório das variáveis dividido pelo numero de variáveis. Exemplo maior é as medias das provas.

Para dados agrupados (média aritmética ponderada): (∑(xifi))/n).

Onde fi é a freqüência das classes e n pode ser igual a ∑fi.

*Há ainda a média ponderada usando o PMI se tiver duvida quanto a isso é só perguntar.

-A moda é o valor que aparece com maior freqüência, para dados não agrupados você monta o rol e verifica os dados que mais aparecem.

Ex: 5,8,4,6,7,3,4

Rol: 3-4-4-5-6-7-8                  Mo = 4

Para dados agrupados e sem classe é mas fácil ainda. Apenas verifique qual a variável possui a maior freqüência na tabela.

Agora para dados agrupados e com classe a coisa complica. Você terá que usar o Método de King. Será muito difícil explicar aqui, preciso de tabelas e desenhos. Mas vou tentar.

No método de King Mo= Linf+ (Fp*A)/(Fa+Fp)

Onde Linf é o limite inferior da classe com maior freqüência, Fp é a freqüência da classe posterior, Fa é freqüência da classe anterior e A é a amplitude da classe com maior freqüência. Em linhas gerais é isso.

-A mediana para dados não agrupados será simplesmente o valor central do rol, para n impar.

Para n par você soma os dois elementos centrais é divide por dois.

Em dados agrupados e sem classe e n impar: (n+1)/2. Essa expressão te dará a ordem do elemento, através da freqüência acumulada (Fac) você encontra para qual variável x esse elemento pertence.

Quando é par faça o seguinte: n/2 e (n/2)+1 ache as variáveis desses dois elementos, some-as e divida por dois.

Há ainda a mediana com dados agrupados e com classe, também muito difícil de explicar aqui.

Md= Linf+{[(∑f/2)-Fac]*A}/Fmd

Onde Fac é a freqüência acumulada da classe anterior, A é a amplitude da classe e Fmd é freqüência da classe mediana.

A classe mediana é (n+1)/2.

Ainda tem mais uns detalhes, mais espero que possa ter te ajudado com esse resumo que fiz.

Um abraço,

Leonardo.

1
Dislike0
User badge image

Amanda Lima

Moda

Moda é a medida de tendência central que consiste no valor observado com mais frequência em um conjunto de dados. 

Se um determinado time fez, em dez partidas, a seguinte quantidade de gols: 3, 2, 0, 3, 0, 4, 3, 2, 1, 3, 1; a moda desse conjunto é de 3 gols.

Se uma linha de ônibus registra, em quinze ocasiões, os tempos de viagens, em minutos: 52, 50, 55, 53, 61, 52, 52, 59, 55, 54, 53, 52, 50, 51, 60; a moda desse conjunto é de 52 minutos.

As alturas de um grupo de pessoas são: 1,82 m; 1,75 m; 1,65 m; 1,58 m; 1,70 m. Nesse caso, não há moda, porque nenhum valor se repete.

Mediana

Mediana é uma medida de tendência central que indica exatamente o valor central de uma amostra de dados. 

Exemplos:

As notas de um aluno em um semestre da faculdade, colocadas em ordem crescente, foram: 4,0; 4,0; 5,0; 7,0; 7,0. São cinco notas. A mediana é o valor que está no centro da amostra, ou seja, 5,0. Podemos afirmar que 40% das notas estão acima de 5,0 e 40% estão abaixo de 5,0.

A quantidade de hotéis 3 estrelas espalhados pelas cidades do litoral de um determinado Estado é: 1, 2, 3, 3, 5, 7, 8, 10, 10, 10. Como a amostra possui dez valores e, portanto, não há um valor central, calculamos a mediana tirando a média dos dois valores centrais: 

Página 3

Assim, há exatamente 50% das cidades com mais de 6 hotéis três estrelas e 50% das cidades com menos de 6 hotéis três estrelas.

Dessa forma, podemos resumir o cálculo da mediana da seguinte forma:

- os valores da amostra devem ser colocados em ordem crescente ou decrescente;
- se a quantidade de valores da amostra for ímpar, a mediana é o valor central da amostra. Nesse caso, há a mesma quantidade de valores acima e abaixo desse valor;
- se a quantidade de valores da amostra for par, é preciso tirar a média dos valores centrais para calcular a mediana. Nesse caso, 50% dos valores da amostra estão abaixo e 50% dos valores da amostra estão acima desse valor.
*Michele Viana Debus de França é licenciada em matemática pela USP e mestre em educação matemática pela PUC-SP.
0
Dislike0
User badge image

Marcio Vasconcelos Dias

Na estatística e teoria da probabilidade, a mediana é o valor numérico que separa a metade superior de uma amostra de dados, uma população ou uma distribuição de probabilidade, a partir da metade inferior. A mediana de uma lista finita de números pode ser encontrada por providenciar todas as observações do valor mais baixo para o valor mais elevado e colheita do meio (por exemplo, a mediana de {3, 3, 5, 9, 11} é 5). Se houver um número par de observações , então não existe um valor médio único, a mediana é, então, geralmente definido como a média dos dois valores médios 1 2 (a mediana de {3, 5, 7, 9} é (5+7)/2 = 6), o que corresponde a interpretar a mediana como semi amplitudes totalmente aparadas . A mediana é de importância central nas estatísticas robustas, já que é a estatística mais resistente, ter um ponto de ruptura de 50%: enquanto não mais de metade dos dados está contaminada, a mediana não vai dar um resultado arbitrariamente grande. A mediana é definido apenas em dados unidimensionais encomendados, e é independente de qualquer distância métrica. Uma média geométrica, por outro lado, é definida em qualquer número de dimensões.

Em uma amostra de dados, ou uma população finita, pode não haver nenhum membro da amostra cujo valor é idêntico à mediana (no caso de um mesmo tamanho de amostra). Se houver um tal elemento, pode haver mais do que um de modo que a mediana pode não identificar um membro da amostra. No entanto, o valor da mediana é determinada exclusivamente com a definição usual. Um conceito relacionado, em que o resultado é forçado a corresponder a um membro da amostra, é o medoide. No máximo, a metade da população tem valores estritamente menos do que a média, e, no máximo, metade têm valores estritamente maiores do que a mediana. Se cada grupo contém menos de metade da população, em seguida, uma parte da população é exatamente igual à mediana. Por exemplo, se a < b < c, em seguida, a mediana da lista {a, b, c} é b, e, se a < b < c < d, então a mediana da lista {a, b​​, c, d} é a média de b e c, ou seja, é (b+c)/2.

A mediana pode ser utilizada como uma medida de localização quando a distribuição é desviada , quando os valores finais não são conhecidos , ou quando se exige reduzida importância para ser anexado a outliers, por exemplo, uma vez que podem existir erros de medição.

Em termos de notação, alguns autores representam a mediana de uma variável x ou como \tilde {x} ou como notação padrão \mu_ { 1/2 } 1 por vezes também M.3 . [3] Não há amplamente aceito para o mediana, [4], de modo que o uso destes ou outros símbolos para o mediano deve ser explicitamente definida quando eles são introduzidos .

A mediana é o segundo quartil, 5° decil e 50° percentil.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais