Buscar

Direito das Obrigações - Analise os fatos narrados e explique os direitos que assistem a Roberto diante do Hotel.

Roberto, dono de renomada empresa de tecnologia, resolveu organizar um evento de confraternização de Natal p/ seus funcionários. Para isso, alugou um grande salão no famoso Hotel Palace, pelo qual pagou antecipadamente R$ 150.000. Dois dias antes, no entanto, o gerente do Hotel ligou para Roberto e o infomou que infelizmente o salão alugado não poderia sediar o evento, pois sofrera uma inundação decorrente de vazamento de tubulação de esgoto, cuja manutenção, não era feita há muitos anos. Para não cancelar o evento, Rodrigo mobilizou sua equipe e conseguiu outro salão pelo valor de R$ 500.000 considerando a proximidade do evento. 

Obs.: Não entendi se foi erro da questão ou realmente foi Rodrigo e não Roberto que mobilizou a equipe. Se alguém puder ajudar a resolvê-la, agradeço.

💡 6 Respostas

User badge image

Priscila Santos

Não seria Rodrigo o gerente do hotel?

0
Dislike0
User badge image

Natália

Pensei nisso também, mas a única referência a um Rodrigo foi na parte da mobilização da equipe mesmo, achei que se fosse o gerente deveria ter vindo na primeira menção a este :S

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder a essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Direito Civil (Direito das Obrigações)

_________________________________________________________________________

Roberto celebrou um contrato com Rodrigo com a finalidade de realizar um evento de confraternização para seus funcionários. Logo, trata-se de uma obrigação de fazer, a qual tem por objeto a prestação de um fato.

No entanto, não foi possível a realização da festa em virtude de culpa do devedor (Rodrigo), visto que este sabia da necessidade da realização da manutenção da tubulação de esgoto, mas não a fez.

Dessa forma, Rodrigo acabou incorrendo no inadimplemeto da obrigação de fazer com culpa, dessa forma, segundo o artigo 248 do CC, ele responderá pelos prejuízos (ou seja, o valor de 150.000 já pago por Rodrigo, mais perdas e danos, visto, que às vésperas do evento, Roberto teve de alugar outro salão ainda mais caro.

_________________________________________________________________________

Os direitos que assistem à Roberto frente ao hotel são a devolução do dinheiro pago à Rodrigo pelo aluguel do salão (150.000), mais perdas e danos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais