Buscar

Composto Mercadológico

Não existe um evento aguardado com mais an­siedade no mercado publicitário dos Estados Unidos do que o Super Bowl, a final do campeonato de futebol americano. O espetáculo esportivo, que acontece todos os anos e sempre aos domingos, costuma ser visto, em média, por 100 milhões de espectadores só naquele país — o YouTube se encarrega de disseminar a partida a outros milhões de internautas no mundo todo. Pois no último dia 6 de fevereiro, data da final deste ano, quem assistiu ao Super Bowl testemunhou a volta de um anunciante ilustre. A General Motors, por meio da marca Chevrolet, veiculou cinco anúncios de seus carros. O hit foi o filme do aclamado Camaro, uma versão reeditada do clássico modelo dos anos 70, com 1 minuto de duração — o comercial foi visto por 120 milhões de espectadores, a maior audiência de todos os tempos para uma marca no país, segundo um ranking elaborado pela consultoria Nielsen. Tradicional anunciante do Super Bowl, a GM havia suspendido os comerciais nos últimos quatro anos por causa do atoleiro financeiro em que se encontrava após o pedido de concordata de junho de 2009. Pelo menos para o Camaro, o efeito foi imediato. Em março, as vendas do modelo nos Estados Unidos cresceram 44%, para pouco mais de 8.?600 unidades — no mesmo período, o setor automotivo como um todo cresceu pouco mais de 25% no país. Ao mesmo tempo em que simbolicamente projetam sua marca no maior dos eventos esportivos americanos, os executivos da GM tentam se aproximar dos consumidores jovens na expectativa de ganhar espaço mesmo entre os que ainda não dirigem. Também em fevereiro, a montadora bancou uma aparição no seriado musical Glee, destinado a uma moçada com faixa etária entre 12 e 18 anos. “Não se trata de simplesmente apresentar um novo produto, mas de contar uma história de retorno, de superação. As pessoas adoram isso”, diz Rob Begg, diretor da consultoria Radian6, especializada em marketing automotivo. A dedicação do alto escalão da Chrysler a essa campanha dá ideia de seu grau de importância.

 

A partir do exemplo apresentado na contextualização da questão, cite quatro estratégias de posicionamento que as organizações podem adotar para seus produtos e serviços.

💡 1 Resposta

User badge image

Carla Wilbert

  • Por Atributo;
  • Por Benefício;
  • Por utilização;
  • Por usuário;
  • Por concorrente;
  • Por categoria de produto;
  • Por qualidade ou preço (Capítulo 06, p. 110).
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Composto Mercadológico

Composto Mercadológico

UNINTER

User badge image

Carla Wilbert

Question Icon

Composto Mercadológico

Composto Mercadológico

UNINTER

User badge image

Carla Wilbert