Buscar

Por que, no contexto escolar, podemos dizer q a responsabilidade da realização das adaptações curriculares é de todos os atores sociais nela inscritos

💡 5 Respostas

User badge image

Aline Louise CN

Porque o foco é quem aprende e não quem "ensina". O professor e a equipe da escola são atores que devem se preparar para a pluralidade existente na escola. Não são os alunos alvo da inclusão que precisam mudar, e sim as práticas voltadas para eles, daí a necessidade de adaptações curriculares para que se foque na forma como o aluno aprende. Com direitos assegurados, aos educandos, de acesso democrático à escola, por sua vez se faz necessário que sua permanência e aproveitamento sejam assegurados, de acordo com suas capcidades, competências e habilidades e ritmo. Assim, os recursos pedagógicos e adaptações curriculares são instrumentos eficazes para se alcançar aprendizagem dos alunos de inclusão e por estarem explícitados na LDB e PCNs da Educação Especial, não deveria os professores desconhecerem sua existência, nem resistirem a tais práticas.

4
Dislike0
User badge image

Wellington Souza Ferreira Filho

Olá, bom dia!

Estou estagiando em uma escola do ensino fundamental I, nesta sala 3ºano, tem um aluno especial, um amor de pessoa, esta criança tem uma professora que o acompanha em tudo na escola. Fiquei emoncionado quando a vi e, o tratamanto que esta escola tem com os alunos especiais.

Esta resposta compreende tudo que vi nesta escola. Obrigado!

1
Dislike0
User badge image

Sonia América

A responsabilidade da realização das adaptações curriculares é de todos os atores sociais nela inscritos, uma vez que se trata de uma determinação das leis que regem a educação brasileira, a LDB (Lei de Diretrizes de Base) em conjunto com o Plano Nacional da Educação garantem que a participação ativa da comunidade escolar, que envolve pais, professores, profissionais da educação, alunos e outros profissionais engajados neste grupo, atuem de forma efetiva na produção e na adaptação do currículo para que a educação seja transformada em um sistema de formação integral de indivíduos, contribuindo para a formação do cidadão.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais