Buscar

o que são compostos os proteoglicanos, glicolipidios e glicoprotéinas?

💡 3 Respostas

User badge image

Juliana Toledo Nascimento

proteoglicanos: proteínas que estão ligados a GAGs (glicosaminoglicanos)

glicolipidos: compostos onde estão ligados açucares e lipidos.

Glicoproteínas: compostos proteicos com cadeias de açucares (glicanos)

4
Dislike0
User badge image

Ariel Franco

muito obrigada ;)

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Nesta questão, são importantes três conceitos da Bioquímica:

  • Glicoconjugados são moléculas biologicamente ativas de proteínas com glicosaminoglicanos (proteoglicanos), com esfingolipídeos (glicolipídeos) e com oligossacarídeos ligados a uma proteína (glicoproteínas);
  • Glicoproteínas são proteínas que possuem ligações covalentes a uma ou mais cadeias de oligossacarídeos (polissacarídeos pequenos);
    • Essas cadeias são bem heterogêneas, o que influencia no dobramento e na estabilidade da proteína e acabam gerando informações sobre o destino dela. Será um local de alto reconhecimento e afinidade por outras proteínas.
    • Normalmente são encontradas na superfície externa da membrana plasmática, no sangue, na matriz celular e a são a maioria das proteínas secretadas. Também, dentro das células, em grânulos de secreção, nos lisossomos ou no complexo de Golgi.
    • Exemplos:
      • Muitos hormônios como o folículo-estimulante, gonadotrofina coriônica e luteinizante presentes nas mulheres; imunoglobulina e as diversas secreções presentes nos tecidos mucosos; e
      • As glicoproteínas sulfatadas como componentes das membranas basais: laminina e estatina (esta última se liga a primeira na composição).
  • Glicolipídios são moléculas orgânicas compostas pela união de carboidratos e lipídeos. Podem ficar entre a membrana plasmática da célula, funcionando como estruturas de reconhecimento celular e estabilizando a membrana.

  • Glicosaminoglicanos são polímeros de dissacarídeos que se repetem ao longo de uma cadeia linear e longa, sendo constituídos por um "amino glicose" e um "ácido urônico".

    • Os mais importantes são o ácido hialurônico, o dermatam sulfatado, condroitim sulfatado e o heparam sulfatado. Apresentam radicais carboxila (do ácido urônico) e radicais sulfato, exceto o ácido hialurônico. Consequentemente, são substâncias com cargas extremamente negativas, o que atrai íons Na+, tornando o meio osmoticamente hidrofílico, o que cria um gel fluído e possibilitará assim a função dos glicosaminoglicanos.

    • Com exceção do ácido hialurônico, todos os glicosaminoglicanos se ligam covalentemente a uma proteína central, e o conjunto proteína + glicosaminoglicanos dá origem ao proteoglicano.

Além disso, é importante lembrar que os sacarídeos são a estrutura básica dos carboidratos.


Portanto: 

  • Glicoproteínas são compostas por proteínas e oligossacarídeos;
  • Glicolipídios são compostas por carboidratos e lipídios; e
  • Proteoglicanos são compostos de proteínas e glicosaminoglicanos.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais