Buscar

quais são os mecanismos de regulação da atividade enzimática?

preciso saber quais são os mecanismos de regulação da atividade enzimatica, quem puder ajudar desde já agradeço.

💡 6 Respostas

User badge image

Estudante PD

Existem 2 modelos de regulação da atividade enzimática mais conhecidos:

- Modulação Alostérica

Ocorre nas enzimas que possuem um sítio de modulação, ou alostérico, onde se liga de forma não-covalente um modulador alostérico que pode ser positivo (ativa a enzima) ou negativo (inibe a enzima).

A ligação do modulador induz a modificações conformacionais na estrutura espacial da enzima, modificando a afinidade desta para com os seus substratos;

Um modelo muito comum de regulação alostérica é a inibição por "feed-back", onde o próprio produto da reação atua como modulador da enzima que a catalisa.

 

- Modulação Covalente:

Ocorre quando há modificação covalente da molécula da enzima, com conversão entre formas ativa/inativa.

O processo ocorre principalmente por adição/remoção de grupamentos fosfato de resíduos específicos de serina.

 

 

14
Dislike1
User badge image

Isabela Lemos

Regulação rápida

Covalente - Ocorre toda vez que um grupamento químico é adcionado à uma enzima. ex: Fosforilase, quinase...

Alostérica (molecular) - Quando um efetor alostérico se liga ao sítio alostérico de uma enzima. Ele pode ser um efetor positivo que faz com que a atividade enzimática aumente ou ele pode ser um efetor negativo. este, mudará a conformação tridimensional da enzima fazendo com que a mesma perca parcialmente a sua "afinidade" pelo substrato.

Clivagem proteolítica - Ocorre quando há uma enzima com atividade baixissima ou sem atividade. Daí uma outra enzima quebra uma parte da estrutura dessa enzima "inativa" expondo o seu sítio catálitco facilitando a ligação do complexo enzima+substrato. 

Lenta - Esta relacionada com a síntese de proteina no nucleo da célula. Pois dependendo das condições do ambiente a célula terá que produzir mais enzimas quando a concentração de substrato é muito superior a concentração de enzimas no meio ou a célula deverá diminuir a produção dessas enzimas pois não há muito substrato disponível. 

 

 

Espero ter ajudado! ;)

4
Dislike0
User badge image

Matheus Muller

A regulação da atividade enzimática pode ser dada por três fatores: 1- Disponibilidade enzimática 2- Regulação por alteração do sítio ativo enzimático (modulação alosterica) 3- Ocupação do sítio ativo da enzima, seja pelo substrato ou outro composto que possa impedir a ocorrência de nova reação por certo período de tempo
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais