Buscar

O QUE E BIOETICA

💡 3 Respostas

User badge image

Marcelo Souza

É a ética ligada a vida humana, ao respeito dos valores fundamentais dos homens, a garantia dos direitos fundamentais. Lida com autonomia, beneficência e justiça.

0
Dislike0
User badge image

Felippe Sales

Bom dia

Estudo dos problemas e implicações morais despertados pelas pesquisas científicas em biologia e medicina . A bioética abrange questões como a utilização de seres vivos em experimentos, a legitimidade moral do aborto ou da eutanásia, as implicações profundas da pesquisa e da prática no campo da genética.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Por definição, temos que a Bioética é um ramo da ética que estuda os conflitos, controvérsias, pesquisas e práticas que visam esclarecer e resolver questões éticas dentro da medicina e da biologia. Essa ciência surgiu com base no impacto, por exemplo, das experiências feitas em seres humanos e animais e a utilização de técnicas desumanas como a clonagem.


Como campo de estudos, a Bioética é bem recente. Foi em 1971 que Van Rensselaer Potter publica o primeiro livro sobre o tema, intitulado Bioethics: Bridge to the Future. O prefixo ‘bio’ estava relacionado à Biologia, e a intenção era construir uma ponte entre as ciências humanas e as naturais:

“A sabedoria é definida como o conhecimento de como usar o conhecimento para o bem social. A busca de sabedoria tem uma nova orientação porque a sobrevivência do homem está em jogo. Os valores éticos devem ser testados em termos de futuro e não podem ser divorciados dos fatos biológicos.” (POTTER, 1971 apud PESSINI, 2013, p. 10)


Os cinco princípios da Bioética são:

Princípio da Beneficência: consiste em assegurar o bem estar dos indivíduos, afim de evitar danos e garantindo que sejam supridas suas necessidades e interesses.
Princípio da Autonomia: o profissional deve respeitar as crenças, a vontade e valores morais do sujeito e do paciente.
Princípio da Justiça: igualdade da repartição dos benefícios e bens em qualquer área da ciência.
Princípio da Não Maleficência: assegura a possibilidade mínima ou inexistente de danos físicos aos sujeitos da pesquisa (pacientes) de ordem psíquica, moral, intelectual, espiritual, cultural e social.
Princípio da Proporcionalidade: defende o equilíbrio entre os benefícios e os riscos, sendo maior benefício às pessoas. O objetivo de estudo da bioética é a criação de uma ponte entre o conhecimento científico e humanístico, a fim de evitar os impactos negativos sobre a vida.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais