Buscar

APOL 2 e 3 Serviço Social - Filosofia e Sócio Histórico do Brasil

💡 3 Respostas

User badge image

Marli Precoma Matias

APOL 2

 

1 No que diz respeito à justiça distributiva de Aristóteles, analise as assertivas abaixo.

 

  1. O princípio do justo meio, que Aristóteles defende para a moral, também o defendia no campo da política, pois a cidade justa é aquela que age com equilíbrio.
  2. Em que pese a defesa e importância do princípio do justo meio para Aristóteles, este era defendido, única e exclusivamente, no campo da moral.
  3. Para Aristóteles, a justiça distributiva se baseia no princípio de que é necessário tratar desigualmente os desiguais, para torná-los iguais.

 

 Está correto o que se afirma em:

                A      I, II e III estão corretas.

                B             I e II estão corretas.

                C             Apenas a II está correta.

                D             I e III estão corretas.

 

2 A Filosofia do Período Moderno é caracterizada, dentre outras coisas, pela diversidade de filósofos, bem como da temática tratada pelos mesmos. Duas correntes filosóficas rivalizaram nesse período quanto à origem do conhecimento: racionalistas inatistas e racionalistas empiristas. Os principais campos investigados nesse período foram: Filosofia Política, Epistemologia, Ética, Filosofia da Ciência. De acordo com os conhecimentos adquiridos durante as aulas e suas leituras, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta.

                A             O filósofo alemão Immanuel Kant realiza uma revolução copernicana no pensamento, afirmando que o objeto é o centro do conhecimento e o sujeito o circunda.

                B             Segundo os filósofos Jean Bodin e Jacques Bossuet, o poder dos reis é de origem divina e não cabe ser questionado, assim como a vontade de Deus.

                C             Segundo os filósofos contratualistas John Locke, Jean Jacques Rousseau e Thomas Hobbes, para uma sociedade funcionar, há a necessidade de um contrato entre o Estado e seus cidadãos, para que esses últimos possam conservar sua liberdade natural.

                D             Segundo Thomas Hobbes e Jean-Jacques Rousseau, o ser humano é mal por natureza e, a existência de um contrato social, controlaria seus impulsos de agressividade.

 

3 No que tange à área do conhecimento, duas perspectivas dividirão os filósofos, sendo elas: os empiristas e os idealistas. Diante desta perspectiva, é correto afirmar:

                A             Na perspectiva empirista, acreditava-se que o conhecimento humano seria resultado das experiências, tendo como referências pensadores como: Aristóteles e Descartes.

                B             Na concepção empírica, o conhecimento humano advinha a partir das ideias inatas, que estavam ligadas ao próprio nascimento dos seres humanos.

                C             As ideias inatas, defendidas pelos pensadores ligados à concepção ideal, compreendem as ideias como ponto de partida do conhecimento e não a experiência, tendo em vista de que a experiência é considerada falha e enganadora.

                D             Não há que se falar em concepções contraditórias entre os empiristas e os idealistas, tendo em vista de que essas são compreensões complementares e não, excludentes.

 

4 Com relação à Abolição da Escravatura no Brasil, é correto afirmar:

                A             A abolição foi resultado da luta dos proprietários de terras, pois não tinham interesse em manter escravos em suas terras.

                B             A Abolição da Escravatura foi resultado de uma escolha harmoniosa, entre proprietários de terras e escravos.

                C             A Abolição foi resultado, principalmente, da luta dos negros, escravos ou alforriados, que através dos Movimentos Abolicionistas se mobilizaram contra a continuidade do trabalho escravo.

                D             O processo de Abolição da Escravatura no Brasil, em nenhum momento, coloca em questionamento a ordem social naquela época instituída.

 

5 No que diz respeito à compreensão de mundo de Platão, e com base em seus estudos, é correto afirmar:

                A             O mundo das ideias é alcançado pelo raciocínio e intuição intelectual.

                B             O conhecimento pode ser classificado em sensíveis e inteligíveis, sendo sinônimos entre si.

                C             Os conhecimentos ditos sensíveis são confiáveis, pois provêm dos sentidos.

                D             No que tange ao método de conhecimento, Platão era completamente contrário à dialética, pois este método consistia num diálogo em que se apresentavam teses contrárias sobre um determinado assunto, no qual nunca se chegava à tese verdadeira.

1
Dislike1
User badge image

Luzineide Santana de andrade

boa tarde eu gostaria de saber si alguem ja feis apol o4 de formaçao socio historia do brasil

0
Dislike0
User badge image

Mônica Lopes

Alguém fez apol 2
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais