Buscar

Qual relação que podemos estabelecer entre o surgimento e o uso da escrita com a economia e a organização dos Estados na antiguidade.

💡 2 Respostas

User badge image

Matheus Felipe

Tanto no Egito Antigo, quanto na Mesopotâmia, quem dominasse a escrita participava do Estado, como por exemplo os escribas no Egito, ficavam em uma camada social mais elevada. No Egito a escrita era o hieróglifo e na Mesopotâmia era a escrita cuneiforme. A economia, era totalmente controlada pelo Estado, era ele quem decidia tudo, tipicamente um governo autoritário. No Egito, eram os faraós, e na Mesopotâmia os imperadores.

 

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A Antiguidade surge como um período histórico de fundamental importância, destacadamente por suas criações e legados, muitos dos quais essenciais ao conhecimento produzido pelas sociedades humanas.

Espaço de elaboração dos primeiros sistemas de escrita, do teatro, dos jogos olímpicos e de boa parte das áreas do conhecimento, a Antiguidade assistiu igualmente ao surgimento das primeiras cidades e, com elas, do aparecimento do Estado enquanto instituição capaz de regulamentar o convívio entre os homens. A partir de então, o crescente nível de complexidade das civilizações comportou também o fortalecimento das relações políticas.


Em linhas gerais, os sistemas de governo da Antiguidade baseavam-se em estruturas teocráticas, por meio das quais uma elite política abalizava seu poder através de argumentos de natureza religiosa. No Egito Antigo, por exemplo, a figura do Faraó era percebida como um enviado dos deuses, quando não a própria reencarnação divina, o que certamente lhe valia como poderosa justificativa à legitimação do seu poder. Nos povos mesopotâmicos, assim como em grande parte das demais civilizações do período, eram frequentes as interferências do sacerdote em assuntos políticos. 

Neste cenário, portanto, a política era hierarquicamente organizada, sendo a efetiva participação nos debates públicos destinada a um seleto grupo de indivíduos. Estes, então, constituíam poderosas aristocracias cujas prerrogativas estavam baseadas na tradição familiar ou, como dissemos, em alegações religiosas.


Tanto no Egito Antigo, quanto na Mesopotâmia, quem dominasse a escrita participava do Estado, como por exemplo os escribas no Egito, ficavam em uma camada social mais elevada. No Egito a escrita era o hieróglifo e na Mesopotâmia era a escrita cuneiforme. A economia, era totalmente controlada pelo Estado, era ele quem decidia tudo, tipicamente um governo autoritário. No Egito, eram os faraós, e na Mesopotâmia os imperadores. A Grécia inaugurou o sistema democrático de debates políticos através do sistema das cidades-Estado, embora este fosse excludente: Apenas homens gregos e letrados podiam exercer os direitos políticos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais