Buscar

Existem diferenças entre o jogo, o brinquedo e a brincadeira? Quais são elas?

💡 2 Respostas

User badge image

Yasmin Andrade

Sim. O jogo é uma atividade que normalmente é em grupo e tem regras adaptáveis de acordo com as necessidades da turma, mas estas devem ser definidas no início e mantidas até o final. Uma de suas características é que  os jogos promovem desafios, fazendo com que haja competitividade e os jogadores entrem para ganhar. Por ser de forma coletiva, os jogos favorecem a interação, desenvolvem a coordenação motora e favorecem a discussão para a realização de problemas, além de estimular o raciocínio lógico e ajudar na comunicação.

 

O brinquedo é um objeto que pode ser estruturado ou não estruturado. Não há regras para utilizá-lo, pode ser de forma individual ou em grupo e seu principal objetivo é a diversão. Ele se transforma de forma lúdica, de acordo com o desejo da criança, assim desperta criatividade.

 

A brincadeira é uma atividade que quase sempre é em grupo e seu objetivo também é promover  a diversão. Possui regras fáceis, e diferente dos jogos, podem ser modificadas ao longo da atividade mantendo o interesse das crianças por muito mais tempo.

Com o tempo, criatividade e cultura, a mesma brincadeira passa a ter regras e diferentes maneiras  de brincar  em cada lugar. A brincadeira é uma ótima ferramenta para a interação social e o orientador pode adaptá-la de acordo com a turma.

 

1
Dislike2
User badge image

Celinhovalentim 10@gmail.com Cece

diferença de brincar e jogar ?
0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais