Buscar

Como acontece a teoria das comportas de dor?

Olá, como acontece a teoria das comportas de dor ? Alguém poderia explicar de modo simples ou mandar um arquivo que o fizesse, por favor ? 

💡 3 Respostas

User badge image

Sam Rodrigues

Em 1965, os cientistas Melzack e Wall apresentaram a "Teoria da Comporta", de forma a explicar como a ativação de certos mecanismos podem: diminuir ou suprimir a percepção da dor, por meio da estimulação de interneurônios inibitórios. 

Eles propunham  que existem áreas no cérebro que liberam substâncias opiáceas (endorfina, dinorfina, encefalinas, noradrenalina e serotonina, dentre outras) que modulam a dor, agindo como neurotransmissores inibitórios. (Basbaum e Fields, 1984; Walker et al, 1982; Barbaro et al, 1985; Melzack, 1994).

 

Alguns estímulos sensoriais ( tátil, por exemplo)são transmitidos através de fibras de grosso calibre, do tipo A, que são de velocidade rápida, os estímulos da dor são transmitidos através de fibras de menor calibre, do tipo C, que são lentas.

Esses estímulos sensoriais chegam primeiro ao corno posterior da medula, e despolarizam a substância gelatinosa de Holando, impedindo que os estímulos da dor passem para o tálamo. Assim, as comportas ( ou portões) da dor são fechadas.

A característica da teoria das comportas inclui neurônios sensoriais (A-Beta), neurônios sensoriais (A-delta-C), a substância gelatinosa que corresponde a lamina II e III do corno posterior da substância cinzenta da medula e uma célula de transmissão T, também conhecido como uma célula-tracto (via) ou neurônio de 2ª ordem. Ambas (A-Beta) e (A-delta-C) fazem conexão com a substância gelatinosa e no neurônio de 2ª ordem. A substância gelatinosa age como um "modulador" pré-sináptico das fibras largas e finas antes da função com a célula T.

Quando a substância gelatinosa está ativa, um aumento de controle pré-sináptico nos axônios de 1ª ordem acontece e a comporta está relativamente fechada, ou seja, diminuindo a quantidade sensorial (da dor) chegando ao 2º neurônio. Por outro lado, a redução na atividade da substância gelatinosa resulta na diminuição do controle pré-sináptico e o portão é considerado "aberto", isto é, o número de informações sensitivas chegando na célula T  não é relativamente alterada. O equilíbrio de atividade nos neurônios sensitivos largos e finos determina a posição do "portão".

Se as fibras largas aferentes são ativadas, um aumento inicial na atividade da célula T acontece e é seguido por uma redução da atividade. Esse aumento inicial e devido uma ativação direto da célula T pelas fibras aferentes. A redução é um resultado indireto trazido pelas próprias fibras largas que acabam ativando as células da substância gelatinosa, o que consequentemente levará a uma inibição pré-sináptica das fibras aferentes. Isso faz com que o "portão" se feche.

Entretanto, se as fibras (finas) são ativadas, o aumento inicial na célula T é devido a atividade aferente primária. As fibras finas aferentes também atuam nos interneurônios inibitórios que inibem a atividade da substância gelatinosa. O resultado é a diminuição do controle pré-sináptico nas fibras "largas e finas" e o portão abre.

 

7
Dislike1
User badge image

Ive Pereira

As fibras do tipo A Beta são estimuladas seletivamente provocando a inibição das fibras A Delta e C na substância gelatinosa, impedindo a transmissao dos impulsos dolorosos para as celular T. Assim o portão da dor é fechado e aberto para informação sensorial.
2
Dislike0
User badge image

Cibele Cunha

Vai ocorrer a Hiperestimulação das Fibras do tipo A (mielínicas, contração rápida), vai inibir as fibras do tipo C (contração lenta), no corno posterior da medula. Vai ser liberado o Neurotransmissor GABA e vai fechar o portão de condução da dor. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais