Buscar

Por que o potêncial de ação miocardio possui um platô?

💡 3 Respostas

User badge image

Danilo Fernando

O platô do potencial de ação ocorre devido ao relativo equilíbrio entre as correntes repolarizantes e despolarizantes:
Despolarizantes (influxo de Na+ e Ca2+) e repolarizantes (efluxo de K+ e influxo de Cl-).

Eu fiz um resumo explicando detalhadamente quais canais atuam em cada uma das fases do pontencial, se tiver interesse:
https://www.passeidireto.com/arquivo/24379144/resumo-de-fisiologia-cardiovascular

Espero que tenha ajudado :) 

0
Dislike0
User badge image

Igor Rocha

obrigado Danilo, ajudou sim demais !

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O coração consiste de 3 tipos de células com diferentes propriedades electrofisiológicas:

Células Musculares: especializadas na contração muscular e estão presentes nos átrios e nos ventrículos;
Células de Condução: especializadas na condução rápida de impulso elétrico e estão localizados no sistema His-Purkinje;
Células Marca-passo: tem propriedade de automatismo e são capazes de geral estímulo elétrico. Estas células estão localizadas no nodo sinusal e no sistema His-Purkinje.


O impulso elétrico se propaga por meio de potenciais de acção através da membrana celular de cada célula. O potencial de ação de um ciclo cardíaco inclui duas etapas principais: a despolarização e a repolarização.


Depois da despolarização, a célula começa a se repolarizar. Isto prepara a célula para o próximo estímulo. A repolarização da célula corresponde as fases 1, 2 e 3 do potencial de acção.

FASE 1. Ocorre logo após o fechamento brusco dos canais rápidos de sódio. Os canais de potássio (K+) se abrem transitoriamente e os iões K+ se movem para fora da célula. Isto diminui o potencial de +20mV para 0 mV. No ECG, a fase 1 e o começo da fase 2 coincidem com o ponto J, que marca o final do complexo QRS e o começo do segmento ST.

FASE 2. Ocorre um platô, isto é, o potencial elétrico se mantem em 0 mV. Isto se dá porque ocorrem, simultaneamente, dois fenômenos opostos: a entrada de iões Ca++ (iões positivos) e a saída de iões K+ (também positivos). Esta sobrecarga de cálcio para o interior da célula também é responsável pelo mecanismo de contração da célula muscular. Durante toda fase 2 a célula permanece em estado de contração. Durante esta fase a célula permanece em período refratário absoluto, isto é, não pode ser despolarizada por estímulo externo. No ECG, a fase 2 corresponde ao segmento ST, que normalmente é isoelétrico.

FASE 3. É a fase de repolarização rápida. Durante esta fase, o potencial elétrico se torna cada vez mais negativo, até atingir –90 mV. Isto ocorre porque os canais de cálcio se fecham (cessa a entrada de Ca++) e se mantem a saída de potássio para o espaço extracelular. A fase 3 corresponde à onda T do ECG.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image