Buscar

o que são referenciais acelerados?

💡 1 Resposta

User badge image

Welton Nascimento

referenciais não inerciais . Na física existe dois tipos de referenciais os inerciais e não inerciais . Os Inerciais são referenciais que se encontram parados ou em movimento (MRU) ou seja aceleração nula (a=0) , mas na natureza a mxaioria das coisas que se movimentão apresentão aceleração .
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

 Olá. Então, como estamos acostumados a estudar as leis de Newton, as vezes passamos por cima do fato de que elas só são válidas em referenciais inerciais. Mas o que são referenciais inerciais? Se olharmos para a primeira lei de Newton na forma básica, por exemplo, \(F=ma\) , ela automaticamente assume que se observa o objeto sobre o qual age a força \(F\) de algum referencial, por exemplo: imagine-se no topo de um prédio, jogando de lá um pedra. Esta pedra, como você verá, sofrerá uma aceleração de aproximadamente \(9,81 \frac{m}{s^2}\) na direção do solo, graças à força gravitacional (na gravidade da terra, claro) mas imagine-se agora pulando de um avião (de preferência com um paraquedas) e jogando a pedra junto. Ora, você estará caindo junto com a pedra, e portanto sua distância em relação a ela não se alterará com o tempo. Assim, como a velocidade é a variação de distância em função do tempo, a pedra terá velocidade nula em relação a você, o que quer dizer que, para você, ela não está acelerada. Mas a força da gravidade não está agindo sobre ela? Sim, mas sobre você também! Ocorre que você agora é um referencial acelerado pois, obvimente, está acelerando em relação a algo. No geral, referenciais acelerados não são muito bons de serem estudados na física básica já que, por exemplo, a primeira lei de Newton se modifica (no exemplo, a pedra sofre a força gravitacional, porém não sofre aceleração, violando a primeira lei graças ao referencial "ruim''). Espero ter ajudado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais