Buscar

Conceitos

Gostaria de uma explicação de Conceito unívoco, equívoco e análogo, com exemplos.

💡 5 Respostas

User badge image

Nathalia

Termo unívoco diz-se do nome que significa uma mesma essência, que se diz de uma única natureza, ou seja, a conveniência do nome com a natureza , como quando se toma o nome coelho para designar a uma espécie de animal e que conserva sempre este mesmo sentido; termo equívoco indica a indução de significar várias coisas por um mesmo nome . É sinônimo de ambigüidade, onde não se toma a similitude entre as realidades, mas a unidade do nome. Equívoco diz-se da não proporcionalidade entre o nome e a essência, ou seja, o nome é comum, mas as substâncias diversas , como quando se toma o nome quarto para significar um número ordinal ou um cômodo da casa e, por fim, termo análogo diz-se de algo que comumente se aplica a muitos , segundo uma comparação por proporção , em que o nome, segundo um significado aceito, é posto na definição do mesmo nome, com outro significado , como quando se toma o nome liberdade para aplicá-lo ao sentido moral ou para usá-lo no sentido penal.

0
Dislike0
User badge image

Weslley Azevedo

Muito obrigado querida!

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para explicarmos os Conceitos de unívoco, equívoco e análogo devemos definir seus significados concretos e exemplos que facilitem seu entendimento.


O termo unívoco refere-se a algo que tenha apenas uma interpretação, clara e evidente. Como exemplo, podemos citar termos utilizados no meio jurídico, como homicídio culposo, cuja a definição é um homicídio sem intenção de matar. Não é possível abrir margem para interpretação.

O termo equívoco refere-se a algo que tenha mais de uma interpretação, ambígua e confusa. Como exemplo, podemos citar a seguinte frase: matar é desumano. Na qual o termo desumano pode ser interpretado como incompatível com a espécie humana ou como adjetivo de intensidade, onde matar é um ato extremo.

O termo análogo refere-se a termos que possam ser aproximados entre si, comparados e generalizados. Como por exemplo, um trabalho pode ser análogo a escravidão, ou seja, se aproxima de um trabalho forçado e não remunerado, porém não é puramente escravo.


Portanto, unívoco apresenta apenas uma interpretação, equívoco apresenta mais de uma interpretação e análogo refere-se a termos aproximados entre si por um contexto ou similaridade de conceito.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais