Buscar

Descreva os mecanismos básicos envolvidos na geração, condução e transmissão de um potencial de ação :

💡 2 Respostas

User badge image

Luis Pero Barbosa Benevides

Bem , a transmissão de um potencial de ação ocorre em três etapas: O estímulo , a despolarização(ou hiperpolarização) e repolarização da membrana , e a transmissão do impulso às células visinhas. Primeiro , sabe-se que o Potencial de Ação é uma transmissão de uma alteração elétrica ao longo da membrana a partir do ponto que foi estimulada , esse potencial provoca uma brusca e rápida alteração na diferença de potencial da membrana , por exemplo, a membrana normalmente está em repouso quando sua ddp é negativa (-70mv) , o potencial de ação faz a rápida mudança da ddp para 0mv e depois faz a inversão para valores positivos (30mv) , o que caracteriza a despolarização . Após isso , a membrana se vale de vários mecanismos para restaurar sua ddp inicial , voltando para números negativos como -70mv, isso caracteriza a repolarização .   Essas etapas de : membrana em repouso(-70mv)----> membrana despolarizada(+30mv) -------> membrana repolarizada(-70mv) consistem na condução do potencial de ação atravéz da membrana da célula .

Agora , como ocorre esse estímulo que gera o potencial de ação? O potencial de ação(PA) é um fenômeno eletro-quimico  e ocorre devido a alterações na permeabilidade da membrana .  A mudança da permeabilidade permite maior ou menor passagem de íons (tanto para dentro quanto para fora da célula) , esse íons , por possuirem cargas elétricas , acabam por modificar o campo elétrico que essas cargas geram , modificando também a ddp da membrana( existem dois potenciais elétricos  :o externo à célula e o interno à celula , eles dois provocam a diferença de potencial elétrico na membrana , pois a própria membrana serve de barreira para manter diferentes concentrações de íons , logo , mantendo potenciais elétricos diferentes , bem como regula esses potenciais através da passagem de íons ) , ou seja , qualquer ação que modifique  a  passagem de íons (fenômeno químico) , provocando mudanças na diferença de potencial em um ponto da membrana(fenômeno físico) ,  ocasiona o potencial de ação. 

Essa mudança de permeabilidade da membrana se dá através de canais de sódio e canais de potássio , bombas de sódio e potássio ,  canais de sódio e potássio regulados pela voltagemque permitem a passagem dos íons de acordo com o gradiente de concentração ou contra o gradiente de concentração(com o gasto de energia). Tomando o exemplo da despolarização , quando a célula está em repouso (-70mv) , o meio intracelular é mais negativo que o extracelular , quando há o estímulo em um ponto da membrana , esses canais (principalmete os regulados pela voltagem) se abrem e permitem o influxo de ínos sódio(NA+) , isso torna o meio intracelular mais positivo que o extracelular , isso gera o PA que vai se transmitindo ao longo da membrana e vai  promovendo essa despolarização e a sua consequente transmissão . Enquanto que o potencial de ação "viaja" pela membrana como uma onda de despolarização , as partes da membrana que passaram pela despolarização vão  se repolarizando .  

Quanto à transmissão , existe de neurônios para neurônios , que se dá pela fendas sinátpicas e de neurônios para células musculares , a partir de placas neuromusculares .  Para resumir , quando o potencial de ação chega , por exemplo , na  parte final do axônio (parte pré-sinaptica) há a despolarização da membrana que permite a entrada de íons cálcio , esse íons aderem às vesiculas sinápticas que estão localizadas nas terminações axônicas do axônio pré-sinaptico , esses íons cálcios provocam a liberação dessas vesículas e seus neurotransmissores dentro da fenda sináptica , esses neurtransmissores se ligam a receptores proteicos externos do neurônio pós-sinaptico , e provocam uma resposta , como por exemplo , a abertura de canais de sódio , para a propagação do potencial de ação continue no neurônio pós - sináptico . Após a resposta , esse neurotransmissor é destruido ou reabsorvido para cessar a resposta. Esse tipo de sinapse é química ,pois se vale do uso de neurotransmissores , e cada célula só produz um tipo de neurotransmissor , exemplos são acetilcolina , GABA , serotonina. 

Espero ter ajudado , ficou muito extenso mas dá pra resumir .

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O potencial de ação (PA) é caracterizado como um evento elétrico que ocorre em células excitáveis. Este processo desencadeia uma inversão na variação do potencial de membrana da célula. Existem alguns tipos celulares que desencadeiam o PA, como, por exemplo, os neurônios, as células musculares e células secretoras. Neste exemplo que iremos demonstrar, falaremos sobre o mecanismo do PA em células neuronais e musculares.


Segundo refere-se a concentração de dois íons necessários para que ocorra o PA, que são os íons Sódio (Na+) e Potássio (K+). Cada íon em questão participa em uma etapa específica do PA. Nestas células, a diferença de concentração destes íons no meio intracelular e extracelular são bem distintas, onde, no caso do Na+, a concentração é muito mais elevada no exterior (145 mM) do que no interior da célula (12 mM) e, no caso do K+, o perfil de concentração é oposto ao Na+, ou seja, muito mais concentrado no meio interno (160 mM) do que no meio externo (3,5 mM). Logo, por diferença de concentração, a tendência do Na+ é entrar na célula e do K+ é sair da célula.


Normalmente ocorre um acumulo de íons negativos (ânions) na face interna da membrana celular e igual quantidade de íons positivos se acumula na face externa da membrana. Isso leva ao estabelecimento de um potencial de membrana entre os meios intra e extracelulares.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais