Buscar

As duas finalidades básicas para o uso das informações contábeis são:

💡 3 Respostas

User badge image

Leandra Gonçalves

Letra( A) controle e planejamento.
1
Dislike0
User badge image

Maicon Luiz

Possui duas finalidades: Econômicas e Administrativas. Econômica no sentido de se apurar resultados indicando se houve lucros ou prejuizos. Administrativas no sentido de controlar o Patrimônio da entidade, tanto o estático ( que se refere a uma posição em determinado momento. ex Balanço Patrimonial)  quanto ao dinâmico (referente ao movimento e mudanças quantitativas e qualitativas) .

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para que os informes contábeis possam ser considerados úteis, as empresas, mesmo enquadradas como “pequenas e médias”, precisam possuir algumas qualidades e características que as destacam e oferecem amparo aos dados registrados.


O Pronunciamento Técnico PME relata que o objetivo das demonstrações contábeis de pequenas e médias empresas é oferecer informações sobre a posição financeira (balanço patrimonial), o desempenho (resultado e resultado abrangente) e os fluxos de caixa da entidade. Estes dados devem ser úteis para a tomada de decisão por vasta gama de usuários que não está em posição de exigir relatórios feitos sob medida para atender suas necessidades particulares de informação.


É razoável dizer que as demonstrações contábeis devam ainda apontar os resultados e responsabilidades da administração pelos recursos a ela confiados, o que se faz através das notas explicativas tratadas em capítulo específico.


As características qualificativas das informações contábeis já haviam sido previstas na NBC T 1 - Estrutura Conceitual para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis, aprovada pela Resolução CFC 1.121/2008.


Todas as informações contábeis nos relatórios são divididas em “contas”. Esse é o nome dado às categorias de custos, receitas e despesas que uma empresa pode ter. Algumas vezes, esse agrupamento pode causar confusões, provocando erros contábeis que fazem a empresa pagar mais impostos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais