Buscar

Qual recurso cabivel de indeferimento de liminar em habeas corpus por relator de turma recursal?

💡 2 Respostas

User badge image

Klélia Brenda

Recurso ordinário. Portanto, pode ser interposto perante o Supremo Tribunal Federal e Superior Tribunal de Justiça. A interposição do recurso deverá ser endereçada ao Presidente do Tribunal que proferiu a decisão denegatória. As razões recursais deverão estar anexadas à petição de interposição, devendo ser dirigidas ao STF ou STJ, conforme o caso. O prazo para a interposição do recurso ordinário constitucional contra denegação de habeas corpus será de cinco dias.
1
Dislike0
User badge image

Márcio Oliveira

Não é cabível recurso da decisão que indefere pedido de liminar em habeas corpus analisado pela Turma Recursal. Em primeiro lugar, vigora o princípio da irrecorribilidade das decisões interlocutórias nas Leis nº 9.099/95 e 10.259/01 que regem os processos em trâmite perante os JUizados Especiais Estaduais e Federais, com exceção da decisão que defere medida cautelar nos termos do disposto no art. 5º da Lei nº 10.259/2001. Porém, a jurisprudência tem admitido a propositura de novo habeas corpus quando a decisão for flagrantemente teratológica ou ilegal. Nessa hipótese, o novo habeas corpus será distribuído perante o Tribunal de Justiça ou Tribunal Regional Federal ao qual o Juizado estiver vinculado, eis que a turma recursal é composta por juízes togados e, segundo os arts. 108, I, alínea "d" e art. 125 da CRFB, compete aos Tribunais Regionais Federais julgar habeas corpus quando a autoridade coatora for juiz federal e, mutatis mutandis, os Tribunais de Justiça Estaduais também julgam habeas corpus quando a autoridade coatora for juiz estadual a eles vinculados. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais