Buscar

Qual a principal diferença entre medida cautelar de arresto e medida cautelar de sequestro ?

💡 3 Respostas

User badge image

Evaldo de Oliveira Jr.

Arresto e sequestro são formas de efetivação de tutela de urgência de natureza cautelar (art.301, NCPC), sendo o Arresto cabível para a conservação do bem patrimonial do demandado, querelado (devedor) para que fique assegurado o pagamento da dívida; e o sequestro, por outro lado, é uma forma de somente assegurar que a coisa a ser entregue ao demandante esteja intacta no momento da entrega, ou seja, é apenas pra preservar a entrega do bem.

No arresto pouco importa o bem em si, o que se visa é o quantum que ele vale, enquanto que no sequestro visa-se o próprio bem patrimonial.

Em suma: Sequestro = Bem específico; Arresto= Qualquer bem ou conjunto de bens que sejam do valor da dívida.

 

1
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Por se tratarem de ações cautelares, visam à conservação do bem para garantir eventual cumprimento futuro de determinação judicial. O que muda é a especificidade do bem. 

No arresto, temos o acautelamento diversos bens, não específicos, com intuito de garantir uma obrigação de pagar. Assim, não importa qual será o bem específico, mas tantos quantos forem suficientes para garantia de cumprimento de obrigação pecuniária.

Já no sequestro, fala-se em bens específicos. São obrigações em que existe conteúdo pecuniário, mas materializado em bens específicos, que compunham determinado patrimônio.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais