Buscar

APOL 1 - Administração Estratégica

Questão 3/5

O sistema econômico é formado pelos fatores de produção, como capital e trabalho, e pelos agentes econômicos formado pelas famílias, pelas empresas e pelas instituições políticas, jurídicas e socioeconômicas.

Fonte: TEBCHIARINI, F. R. Princípios de economia: micro e macro. Curitiba, Editora Intersaberes, 2012.

 

Considerando estes elementos básicos que compõem o sistema econômico, analise as alternativas a seguir:

 I. Mão de obra de um trabalhador e máquinas são, respectivamente, fatores de produção trabalho e capital;
II. O objetivo do governo em uma economia de mercado é unicamente o de maximizar o próprio lucro;
III. As famílias buscam maximizam o seu bem-estar a partir do consumo de bens e serviços adquiridos a partir das rendas das famílias;
IV. As empresas não têm o objetivo de gerar lucro, apenas de redistribuir renda e receber ordens das famílias.

 

São corretas as afirmativas:

A

a) Afirmativas I e II, apenas.

B

b) Afirmativas II e IV, apenas.

C

c) Afirmativas I e III, apenas.

Você acertou!

As afirmativas I e III. Na afirmativa I, os fatores de produção citados, mão de obra dos trabalhadores e máquinas, são exatamente, tipos de fatores de produção de trabalho e de capital. E, na afirmativa III, as famílias e as pessoas têm a necessidade de consumir por necessidade básica ou por vontade própria e, portanto, consomem bens e serviços a partir de rendas como salários, rendimentos, alugueis, etc.

Já as afirmativas II e IV são incorretas. Primeiro, porque o governo não tem o objetivo de lucrar, este é um objetivo das empresas. O governo possui três funções: alocativa, distributiva e estabilizadora. Estas funções significam, respectivamente, oferecer bens públicos não ofertados pelas empresas privadas (energia elétrica), redistribuir rendas (programas sociais) e, por fim, aplicar políticas de estabilidade econômica visando o controle da inflação e o crescimento econômico (políticas monetária e fiscal).

Segundo, a afirmativa IV diz o oposto do objetivo das empresas que é gerar lucro. Já a redistribuição de renda não cabe às empresas, mas sim, ao governo como citado em relação à afirmação II. E, a respeito das ordens recebidas das famílias, é uma afirmativa absurda uma vez que as famílias só influenciam nas decisões das empresas ao determinarem a demanda pelos bens e serviços ofertados no mercado e, consequentemente, a análise da demanda por parte das empresas é que determina, junto a outras variáveis, as decisões de investimento.

D

d) Afirmativas I e IV, apenas

E

e) Afirmativas II e III, apenas.

💡 1 Resposta

User badge image

Carla Wilbert

C

c) Afirmativas I e III, apenas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais