Buscar

uma amostra de 200mg de ácido ftálico foi dissolvido em 25 mL de água destilada. A solução foi transferida para um funil de separação, adicionaram-se

uma amostra de 200mg de ácido ftálico foi dissolvido em 25 mL de água destilada. A solução foi transferida para um funil de separação, adicionaram-se 25mL de éter atílico, agitou-se e recolheuse a fase aquosa em um erlenmeyer. Adicionaram-se duas gotas de solução de fenolftaleína e titulou-se com solução de hodiróxido dee sódio 0,036 mol/L. Foram consumidos 22 mL da solução titulante.

a) Escreva a equação da reação do ácido ftálico com o hidróxido.

b) Calcule o coeficiente de partição óleo/água do ácido ftálico. O ácido ftálico apresenta caráter mais hidrofílico ou lipofílico?

💡 2 Respostas

User badge image

Mabilly Holanda

tens a equação? pra obtermos as proporções molares

0
Dislike1
User badge image

RD Resoluções

Deve-se analisar as propriedades do ácido ftálico considerando as situações apresentadas.


Para separá-lo do naftaleno, o indicado seria utilizar um recipiente inerte e dissolver o ácido ftálico em água quente, pois o naftaleno é insolúvel e o ácido ftálico é muito solúvel, o que já promoveria uma boa separação física.


Sendo assim, em seguida, é necessário promover uma filtração para que seja efetuada a separação física e o solvente precisa ser evaporado para que o produto final seja o mais puro o possível.


O anidrido ftálico é também conhecido por 2-Benzofuran-1,3-dion, com fórmula molecular: C8H4O3, e de peso molecular 148,12 g / mol.

0
Dislike3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais