Buscar

O que é o Estado?

Muitos dizem que o Estado é uma ficção da mente humana, porém como algo ficcional pode ser tão presente, palpável em nosso cotidiano ?

💡 4 Respostas

User badge image

Carlos Henrique

A palavra Estado, grafada com inicial maiúscula, é uma forma organizacional cujo significado é de natureza política. É uma entidade com poder soberano para governar um povo dentro de uma área territorial delimitada. As funções tradicionais do Estado englobam três domínios: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário. Numa nação, o Estado desempenha funções políticas, sociais e econômicas.

Também são designadas por Estado, cada uma das divisões político-geográficas de uma república federativa. Estas divisões são autônomas e possuem um governo próprio regido por uma estrutura administrativa local. O Brasil é dividido em 26 Estados e um Distrito Federal.

Grafada com inicial minúscula, a palavra estado significa a situação presente em que se encontra alguma entidade. Exemplos: estado de pobreza, estado do tempo, estado civil, estado físico etc.

3
Dislike1
User badge image

Cíntia Tavares

O Estado é uma forma de organização da sociedade, de origem politica.

O Estado é que detem força para impor o direito perante a sociedade, e que assegura o direito de ordem social, politica, economica e juridica.

1
Dislike0
User badge image

Marina Gomes

Estado refere-se ao conjunto de instituições que regulam e de apoio que têm soberania ao longo de um território definido e população. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais