Buscar

Admitindo o fato social - Durkheim

Admitindo o fato social narrado por Durkheim, explique se em todas as sociedades existe o crime, qual sua funcionalidade perante esta mesma sociedade? 

💡 3 Respostas

User badge image

Emmanuel Virgilio

Sim, dar coesão ao corpo social

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A teoria de Emile Durkheim de que o crime é um aspecto normal da sociedade é baseada em sua crença de que o crime em si serve a uma função social. Essa função social é apoiar ou tranquilizar as normas sociais de uma sociedade pelo fato de que o crime é considerado ir contra a norma. Simplificando, crime é simplesmente comportamento desviante que vai contra as normas sociais.

O foco principal de Durkheim era a ideia de "solidariedade social", ou como a sociedade trabalha em conjunto e como a sociedade é organizada. Ele rejeitou a ideia de individualismo no sentido de que a sociedade é a soma de seus membros individuais; em vez disso, deveria ser estudado coletivamente. Outro princípio de Durkheim que mantém a sociedade estável é "fatos sociais", isto é, "modos de agir, pensar e sentir, externos ao indivíduo".

Um dos principais argumentos para a teoria de Durkheim é que, como o crime é encontrado em todas as sociedades, ele deve estar desempenhando as funções necessárias, caso contrário, ele desapareceria em uma sociedade avançada. Uma dessas funções necessárias é a mudança social. O crime é uma das fontes mais eficazes de mudança social em qualquer sociedade. Quando o crime vai contra as normas sociais, eventualmente a crença coletiva de uma sociedade se transformará, provocando mudança social.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais