Buscar

Princípio da presunção de inocência ou não-culpabilidade...qual seria mais lógico?

💡 2 Respostas

User badge image

Walter jose da silva junior

Nobre marcelo, acredito que a presuncão de inocencia seria um "instituto" inato do ser humano, ou seja, desde o nascimento, somos presumidamente inocentes. Todavia, a medida que existam indicios do cometimento de um ilicito penal, essa presuncao é mitigada/desaparece e o autor/indiciado/acusado passa a ser presumidamente nao-culpavel. Acredito que seja mais lógico/ coerente a utilização do termo "principio da nao-culpabilidade", uma vez que, para sua declaracao( culpabilidade), passará pela chancela de um processo, diferentemente da presunção de inocencia, que, ao nosso ver, é uma caracteristica inata do ser humano.
1
Dislike0
User badge image

Marcelo Souza

Na verdade o termo utilizado pela doutrina majoritária é não-culpabilidade, visto que a presunção de inocência não está prevista no texto constitucional.

Para os adeptos da denominação presunção de inocência, esse princípio estabelece que qualquer pessoa seja considerada presumidamente inocente até que haja confirmação da certeza de sua culpa.

Particularmente, utilizaria os termos como sinônimo, pois a utilização de um termo ou de outro tem o mesmo sentido da não condenação sem o justo julgamento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais