Buscar

A escola é um meio de ascensão social? 2- Como a escola tem respondido a essa possibilidade no Brasil?

💡 2 Respostas

User badge image

Simone Weber


Pode ser um meio de ascenção social desde que aja politicas públicas que além de facilitar o acesso aos menos privilegiados que contribuam para manter essas pessoas dentro da escola. Não adianta abrir vagas sem oportunizar de verdade a permanencia. 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

1 – Ascensão social é quando um indivíduo sobe de classe na sociedade, passa a ter um maior poder aquisitivo. Um exemplo de ascensão social pode ser quando um indivíduo ganha na loteria, ou quando consegue um bom emprego, e então pode adquirir bens de maior valor.

A sociedade é dividida por classes sociais, como A, B, C e D, geralmente com grandes diferenças entre os mais ricos e os mais pobres. A ascensão social pode ocorrer entre qualquer classe, os com menor poder aquisitivo vão ter a chance de subir de classe na sociedade e da mesma forma, no conceito de mobilidade social, as classes superiores também podem descer.


Numa sociedade de classes, a ascensão social pode ser resultado do aumento dos índices de escolaridade, o que facilita o acesso ao mercado de trabalho e melhores condições trabalhistas também. Ascender socialmente significa crescer numa escala social, melhorando as condições e a qualidade de vida.


2 – No Brasil, diversas políticas públicas de ensino têm incentivado a população de classes inferiores a investir nos estudos e melhorar as condições de vida. Os principais exemplos dessas políticas são o FIES, sistema de financiamento estudantil onde o estudante paga as mensalidades da sua graduação após se formar, e o ProUni, onde o governo pode custear de 50 a 100% da graduação de um estudante em uma universidade particular.

Essas duas medidas, juntamente com outras também implantadas pelo governo, tem por objetivo promover uma ascensão social das classes mais baixas através dos estudos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais