Buscar

Alguém pode me ajudar com esse caso de Direito Empresarial?

Em 03/10/2013, Pedreira Vale Ltda, ajuizou sua recuperação judicial, distribuída à 7° Vara Empresarial da Comarca da Capital de Salvador-BA.

Em 05/02/2013, foi publicada no Diário de Justiça Eletrônico do Estado da Bahia a decisão do Juiz que deferiu o processamento da recuperação judicial e, dentre outras providências, nomeou o contador economista Mário Jorge Sales como administrador judicial da sociedade.
Decorridos 15 dias, alguns credores apresentaram ao Administrador Judicial as informações que entenderam corretas acerca da classificação e do valor de seus créditos.
Quarenta e cinco dias depois, foi publicado, no DJE-BA e num jornal de grande circulação, novo edital, contendo a relação dos credores elaborada por Mário Jorge.
No dia 10/04/2013, você é procurado pelos representantes da ABC Móveis Planejados LTDA, que os apresentam um contrato de compra e venda firmado com a Pedreira Vale Ltda, datado de 20/12/2012, pelo qual aquela forneceu três estantes, vinte cadeiras, oito mesas, pelo preço de R$ 30.000.00, que deveria ter sido pago em 14/01/2013, entretanto não ocorreu.
Diligente , você verificou que no edital mais recentes que, da relação de credores, não consta o credor ABC Móveis planejados. Examinando os autos do cartório, constata que o quadro-geral de credores ainda não foi homologado do juiz. 
Na qualidade de advogados da ABC Móveis Planejados, expliquem fundamentamente as etapas da Recuperação Judicial que se encontra o caso concreto e quais medidas poderão ser tomadas ainda, visto que não foi homologado o Quadro Geral de Credores.

💡 2 Respostas

User badge image

Armindo De Castro Júnior

Pelas informações da questão, a relação dos credores elaborada pelo administrador judicial foi publicada em 06/04/2013 (05/02/2013 + 15 dias + 45 dias).

Em 10/04/2013, data em que o advogado é procurado pelos representantes da ABC Móveis Planejados Ltda., ainda não se passaram os 10 dias para o oferecimento, ao juiz, de impugnação dos créditos, prevista no artigo 8º da Lei nº 11.101/2005, sendo essa a etapa em que se encontra o processo de recuperação.

Dessa forma, a medida a ser tomada a favor da ABC é a de impugnação, apontando ao juiz a ausência de seu crédito.

Espero ter ajudado.

0
Dislike0
User badge image

Henrique Paduan

Tendo em vista a não homologação do Quadro Geral de Credores, é possível habilitar tal crédito, passando este a figurar como habilitação de crédito retardatária, conforme o disposto no artigo 10 da Lei 11.101.

Todavia, os titulares de tais créditos não terão direito a voto nas deliberações da assembleia-geral de credores.

Além disso, tal habilitação será recebida como impugnação, devendo seguir-se o rito específico para a apreciação do Juiz, consubstaciada nos seguintes dispositivos da Lei:

Art. 13. A impugnação será dirigida ao juiz por meio de petição, instruída com os documentos que tiver o impugnante, o qual indicará as provas consideradas necessárias.

Parágrafo único. Cada impugnação será autuada em separado, com os documentos a ela relativos, mas terão uma só autuação as diversas impugnações versando sobre o mesmo crédito.

Art. 14. Caso não haja impugnações, o juiz homologará, como quadro-geral de credores, a relação dos credores constante do edital de que trata o art. 7º , § 2º , desta Lei, dispensada a publicação de que trata o art. 18 desta Lei.

Art. 15. Transcorridos os prazos previstos nos arts. 11 e 12 desta Lei, os autos de impugnação serão conclusos ao juiz, que:

I – determinará a inclusão no quadro-geral de credores das habilitações de créditos não impugnadas, no valor constante da relação referida no § 2º do art. 7º desta Lei;

II – julgará as impugnações que entender suficientemente esclarecidas pelas alegações e provas apresentadas pelas partes, mencionando, de cada crédito, o valor e a classificação;

III – fixará, em cada uma das restantes impugnações, os aspectos controvertidos e decidirá as questões processuais pendentes;

IV – determinará as provas a serem produzidas, designando audiência de instrução e julgamento, se necessário.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais