Buscar

Quais são os tipos de dislipidemias?

💡 2 Respostas

User badge image

Karen Almeida

Hipercolesterolemias, Hipertrigliceridemias e Hiperlidemias mistas

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Dislipidemias, também conhecidas como hiperlipidemias ou hiperlipoproteinemia, estão relacionadas com o aumento de lipídios (gordura) sanguíneos, especialmente do colesterol e triglicerídeos (TGs), o que predispõe ao aparecimento da aterosclerose (depósitos de placas de gordura).


As dislipidemias eram tradicionalmente classificadas por padrões de elevação de lipídios e lipoproteínas no plasma (fenótipos de Fredrickson — Padrões de lipoproteínas (fenótipos de Fredrickson)). Um sistema mais prático categoriza as dislipidemias como primárias ou secundárias e classifica-as por:

Aumentos apenas do colesterol (hipercolesterolemia pura ou isolada)

Aumentos apenas dos TGs (hipertrigliceridemia pura ou isolada),

Aumentos de colesterol e triglicerídeos (dislipidemias mistas ou combinadas)


Os sintomas gerados pelas dislipidemias são diversos, dentre eles estão: arteriosclerose, angina pectoris, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, insuficiência vascular periférica, entre outros. No entanto, muitos casos de dislipidemias são assintomáticas e suas consequências também são sérias. Por esses motivos, pacientes que estão dentro da classificação da Associação Médica Brasileira devem se precaver e realizar exames de rotina.

Fonte:

https://www.infoescola.com/doencas/dislipidemias/

https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/dist%C3%BArbios-end%C3%B3crinos-e-metab%C3%B3licos/dist%C3%BArbios-lip%C3%ADdicos/dislipidemia

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais