Buscar

tireóide produz o que?

💡 3 Respostas

User badge image

Ofenisia santos

tireoide é uma glândula que se localiza no pescoço, na região que conhecemos como pomo-de-adão. Essa glândula é responsável por produzir os hormôniostiroxina, também chamado de tetraiodotironina (possui quatro átomos de iodo em sua molécula) e o hormônio tri-iodotironina (possui três átomos de iodo em sua molécula).

Os dois hormônios produzidos pela tireoide ajudam o nosso corpo a manter a pressão sanguínea, o ritmo cardíaco, o tônus muscular e as funções sexuais. Esses hormônios ainda atuam na oferta e no consumo de oxigênio pelos órgãos, o que intensifica a respiração celular, liberando calor no organismo. Em anfíbios, os hormônios da tireoide controlam a metamorfose dos girinos para a vida adulta.

Quando a glândula de uma pessoa começa a produzir uma quantidade excessiva de hormônios, dizemos que ela está com hipertireoidismo. É uma condição que apresenta temperatura corporal elevada, tremores, nervosismo, fraqueza, suor intenso, perda de peso, irritabilidade e pressão arterial alta. Há casos graves em que a pessoa que tem hipertireoidismo apresenta aumento da tireoide(bócio) e a pessoa pode apresentar exoftalmia (olhos esbugalhados).

O tratamento para hipertireoidismo pode ser feito com o uso de medicamentos que impedem a síntese dos hormônios da tireoide, ou, dependendo do caso, o médico pode optar por fazer a retirada da glândula. Uma vez retirada a tireoide, a pessoa deverá fazer uso de medicamentos específicos.

No hipotireoidismo ocorre o contrário do hipertireoidismo e a glândula começa a não funcionar adequadamente, produzindo quantidades insuficientes de hormônios. Nos casos de hipotireoidismo,a pessoa apresenta apatia, lentidão dos movimentos, sonolência, ganho de peso, frequência cardíaca baixa, temperatura corporal baixa, pele ressecada, inchaço em algumas partes do corpo, entre outros sintomas.

A falta de iodo no organismo provoca o chamado bócio endêmico ou bócio carencial, ou seja, um aumento da glândula. Isso acontece porque, para que a tireoide consiga produzir os hormônios, é necessário que haja átomos de iodo. O hormônio TSH que estimula a tireoide a produzir hormônios não para de estimulá-la e, com isso, ela continua a produção de hormônios, mesmo sem os átomos de iodo. O que ocorre é que esses hormônios que foram produzidos são substâncias inativas e não exercerão o papel para o qual foram designadas, provocando a doença.

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/doencas/tireoide.htm

3
Dislike1
User badge image

RD Resoluções

Para responder essa questão devemos entender que a tireoide é uma localizada no pescoço, logo abaixo da laringe . Ela produz dois hormônios, triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), que regulam o seu metabolismo, que é a maneira como o seu corpo usa e armazena energia.


A função da tireoide é controlada pela glândula hipófise, localizada em seu cérebro. A hipófise produz o hormônio estimulador da tireoide (TSH), que induz a tiróide a produzir T3 e T4. Caso esses hormônios estejam desregulados, podem causar o hipertireodismo e hipotereodismo.


Portanto, a tireóide produz  os hormônios triiodotironina (T3) e tiroxina (T4).

 

Fonte:https://www.endocrino.org.br/entendendo-tireoide-hipotireoidismo/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais