A maior rede de estudos do Brasil

Gestão de RH

Questão 4/5

Leia o caso abaixo sobre as queixas de uma funcionária ao novo Conselheiro.

Como um novo membro do conselho de diretores de uma empresa industrial, Alberto estava sendo apresentado a todos os funcionários da matriz. Quando foi apresentado a Marta, ele ficou curioso em relação a seu trabalho e perguntou a ela o que sua máquina fazia. Marta respondeu que realmente não sabia como se chamava aquela máquina e o que ela fazia. Ela explicou que estava trabalhando na empresa havia apenas dois meses. Entretanto, Marta sabia precisamente operar a máquina. Conversando um pouco mais sobre a sua adaptação ao trabalho, disse ao conselheiro que estava um pouco desanimada, já havia conversado sobre isso com a sua supervisora, mas ela disse que a rotina do trabalho era  essa mesmo e que não podia mudar as coisas, pois esse era o ritmo do trabalho e estava com as mãos atadas para resolver os problemas com relação as condições de trabalho e do planejamento diário.

Agora analise as assertivas abaixo com foco no manejo das queixas de funcionários.

I. Marta aproveitou a oportunidade para mostrar o quanto o seu trabalho era importante para a empresa e mostrar que ela sabia o que estava fazendo e se queixou da falta de treinamento que recebia.

II. A empresa na qual Marta e Alberto trabalham não possui uma política para lidar com queixas, portanto a supervisora de Marta não sabia como agir frente às queixas trazidas pela funcionária.

III. Marta foi treinada para operar a máquina que trabalhava, porém não foi integrada a finalidade de sua função e sua chefia não estava preparada para lidar com as queixas que surgiam e procurava agir como se essas não existissem.

IV. A supervisora de Marta renunciou a seu direito de gestora para lidar com a queixa, bem como estava impedindo a empresa de encontrar a solução para os problemas que se apresentavam.

Agora assinale a alternativa Correta

A

As assertivas I e II estão Corretas.

B

Apenas as assertivas III e IV estão Corretas.

C

Apenas as assertivas II e III estão Corretas.

D

As assertivas I, II e IV estão Corretas.

E

Todas as assertivas estão Corretas.

Questão 5/5

Tendo por base o princípio de que “sem seguidores, não há líderes”, e que o comportamento do líder é marcado por uma relação de confiança, combinada com uma orientação à tarefa e aos relacionamentos. O líder define ao seu liderado os objetivos, metas e papéis no desenvolvimento de um determinado trabalho. Já a comunicação da tarefa, o detalhamento para a execução e o apoio fornecido para o desenvolvimento do trabalho são comportamentos atinentes ao relacionamento que o líder deverá possuir.  Aliado a essa condição, existe o poder do qual o líder desfruta e irá definir o quê, quando e como determinadas coisas deverão acontecer. 

O líder percebe que o desempenho de sua equipe de trabalho vem diminuindo progressivamente durante os últimos seis meses. De forma incisiva os componentes precisam ser lembrados dos prazos para cumprimento das tarefas e não parecem estar preocupados em cumprir os prazos e atingir os objetivos. Desta feita, o líder adota as seguintes medidas:

- Conversa firmemente com os empregados fixando metas de desempenho individual e prazos rígidos para entrega dos trabalhos.

- Supervisiona rigidamente a execução das tarefas, para garantir os padrões de desempenho.

- Faz alerta e pressiona a equipe quando se aproxima a data para entrega dos trabalhos dos quais é o responsável.

- Usa de pulso firme na administração da equipe até que ela apresente os resultados esperados.

Analisando as medidas acima adotadas pelo líder é possível afirmar que:

I- Trata-se de um líder servidor e que faz uso de um poder compartilhado e uma autoridade carismática.

II- Trata-se de um líder coach que prove correções e adequações para a execução do trabalho, cuja autoridade é racional-legal.

III- Trata-se de um líder centralizador das decisões, o subordinado possui pouca liberdade de escolha, faz uso de uma autoridade formal.

IV- Trata-se de um líder autocrático, dominador o qual espera que seus seguidores façam o que ele pede de forma plena e obediente.

V- Trata-se de um líder transformacional, o qual procura abordar novas formas de resolver os problemas visando o aprendizado por parte dos componentes da organização.

Agora assinale a alternativa que contempla as assertivas corretas:

A

As assertivas I, II e III estão Corretas.

B

As assertivas I, II e III estão Incorretas.

C

As assertivas III e IV estão Corretas.

D

As assertivas I e V estão Corretas.

E

A assertiva III  e V estão Incorretas.


3 resposta(s)

User badge image

Renison Brilhante

Há mais de um mês

III- Trata-se de um líder centralizador das decisões, o subordinado possui pouca liberdade de escolha, faz uso de uma autoridade formal.


IV- Trata-se de um líder autocrático, dominador o qual espera que seus seguidores façam o que ele pede de forma plena e obediente.


C - As assertivas III e IV estão Corretas.


Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes