Buscar

Como se dá o procedimento de cumprimento de sentença voluntário?

💡 2 Respostas

User badge image

Larissa Pinheiro

Trata o presente artigo da discussão acerca da contagem do prazo de quinze dias para cumprimento voluntário de sentença condenatória de quantia certa, interstício inserido no nosso sistema processual com o advento da Lei 11.232/2005, bem como da questão da necessidade ou não de intimação pessoal do devedor para o cumprimento da obrigação. 
Com o trânsito em julgado da sentença, a sistemática processual estabeleceu dois caminhos a seguir: o art. 475-A, na hipótese de sentença ilíquida, ou o art. 475-B, caput, para sentença que dependa apenas de cálculos aritméticos. 
A ênfase da discussão doutrinária está centrada no comando do art. 475-J do CPC, o que será devidamente analisado no presente artigo, em consonância com os demais dispositivos da reforma do cumprimento de sentença e dos princípios e garantias constitucionais. 

2
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Na realidade, não existe um procedimento de cumprimento de sentença voluntário.

O que ocorre é que as obrigações impostas por decisão judicial, respeitado o devido processo legal e seus consectários, podem ser cumpridas de maneira voluntária por aquele sobre quem recaem os ônus, o que dispensaria o procedimento de execução, que pode se dar no mesmo processo (sincrético), quando fundada em título executivo judicial, ou em processo autônomo, quando fundada em título executivo extrajudicial.

O cumprimento voluntário é aquele que ocorre quando o sucumbente opta pelo cumprimento das obrigações estabelecidas em decisão judicial, sem necessidade da adoção de medidas coercitivas (e.g. resolve pagar indenização por danos materiais fixada em sentença transitada em julgado sem necessidade de penhora online).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais