Buscar

Que é nota de crédito industrial e cédula de crédito comercial?

Que é nota de crédito industrial e cédula de crédito comercial?

💡 4 Respostas

User badge image

Paulo Oliveira

Com fulcro no decreto-lei nº 413/69 nota de crédito industrial é promessa de pagamento em dinheiro, sem garantia real. Devendo conter os seguintes requisitos, lançados no contexto: I - Denominação "Nota de Crédito Industrial". II - Data do pagamento; se a nota fôr emitida para pagamento parcelado, acrescentar-se-á cláusula discriminando valor e data de pagamento das prestações. III - Nome do credor e cláusula à ordem. IV - Valor do crédito deferido, lançado em algarismos e por extenso, e a forma de sua utilização. V - Taxa de juros a pagar e comissão de fiscalização, se houver, e épocas em que serão exigíveis, podendo ser capitalizadas. VI - Praça de pagamento. VII - Data e lugar da emissão. VIII - Assinatura do próprio punho do emitente ou de representante com pôderes especiais. Tendo privilégio especial sôbre os bens discriminados no artigo 1.563 do Código Civil. Exceto no que se refere à garantias e a inscrição, aplicam-se à nota do crédito industrial as disposições dêste Decreto-lei sôbre cédula de crédito industrial.

E a cédula de crédito comercial - São "...operações de empréstimo concedidas por instituições financeiras a pessoa física ou jurídica que se dedique a atividade comercial ou de prestação de serviços poderão ser representadas por Cédula de Crédito Comercial e por nota de Crédito Comercial. A aplicação de crédito decorrente da operação de Cédula de Crédito Comercial ou nota de Crédito Comercial poderá ser ajustada em orçamento assinado pelo financiado e autenticado pela instituição financeira, dele devendo constar expressamente qualquer alteração que convencionarem. Aplicam-se à Cédula de Crédito Comercial e à Nota de Crédito Comercial as normas do Decreto-lei nº 413, de 9 de janeiro 1969 (que trata sobre  títulos de crédito industrial), inclusive quanto aos modelos anexos àquele diploma, respeitadas, em cada caso, a respectiva denominação e as disposições previstas especificamente pela Lei 6.840/1980." Referencia do site http://www.normaslegais.com.br/jur/cedula-de-credito-comercial.htm,


Espero ter contribuido para seu entendimento, se gostou não deixa de aprovar, obrigado!

 

 

1
Dislike0
User badge image

Thaís Valeriano

Sua postadiz que é sem garantia real constituida, na lei diz que é com garantia real. Veja:

Decreto/Lei nº 413/69

Art 9º A cédula de crédito industrial e promessa de pagamento em dinheiro, com garantia real, cedularmente constituída.

0
Dislike0
User badge image

Paduan Seta Advocacia

A nota de crédito industrial está prevista no Decreto-Lei nº 413, de 1969 e é uma promessa de pagamento em dinheiro, com garantia real, conforme previsto no artigo 9º do Decreto:

Art 15. A nota de crédito industrial é promessa de pagamento em dinheiro, sem garantia real.

Seus requisitos estão previstos no art. 16:

    Art 16. A nota de crédito industrial conterá os seguintes requisitos, lançados no contexto:

        I - Denominação "Nota de Crédito Industrial".

        II - Data do pagamento; se a nota fôr emitida para pagamento parcelado, acrescentar-se-á cláusula discriminando valor e data de pagamento das prestações.

        III - Nome do credor e cláusula à ordem.

        IV - Valor do crédito deferido, lançado em algarismos e por extenso, e a forma de sua utilização.

        V - Taxa de juros a pagar e comissão de fiscalização, se houver, e épocas em que serão exigíveis, podendo ser capitalizadas.

        VI - Praça de pagamento.

        VII - Data e lugar da emissão.

        VIII - Assinatura do próprio punho do emitente ou de representante com pôderes especiais.

Já a cédula de crédito comercial, apesar de não prevista no Decreto-Lei citado, também se aplicam às mesmas normas. Elas são as promessas de pagamento envolvendo instituições financeiras e pessoas, físicas ou jurídicas, que exercem atividade comercial.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais