Buscar

Qual a importância da topografia na recuperação de áreas degradadas?

💡 2 Respostas

User badge image

Thómas De Oliveira

Nestas últimas décadas a topografia evoluiu rapidamente, em todas as suas formas de levantamento de campo até a elaboração do produto final. Grande parte desse avanço devesse à utilização do “meio digital”, ou seja, equipamentos eletrônicos, que automatizam várias etapas ligadas ao processo topográfico. Os equipamentos topográficos tornaram-se mais práticos e agregaram uma série de funções e procedimentos que auxiliam as operações de campo, como dispositivos internos para registro e armazenamento  dos dados observados, funções para cálculo e verificação dos dados. O presente trabalho teve como objetivo caracterizar a importância da topografia no ramo da Engenharia, principalmente na área ambiental, apresentando informações primordiais para a realização do Licenciamento Ambiental na Recuperação de Áreas Degradadas. Com o auxilio dos discentes de escolas publicas realizou- se um levantamento topográfico planialtimetrico e caracterizou-se o uso e ocupação do solo em uma área de preservação permanente, na cidade de Paulínia/SP; Buscou-se atender à legislação vigente e às normas reguladoras. Por intermédio dos resultados a obtidos no referido levantamento, integrou-se os alunos do ensino médio e da graduação em Engenharia Civil.. Destacou-se através do levantamento topográfico realizado a importância do mapeamento para o planejamento das ações a serem tomadas na recuperação da área.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A topografia ocupa uma posição de destaque na Engenharia, aqui representada pelo ramo da Engenharia Florestal; sua importância e aplicações estão diretamente ligadas ao planejamento. Pela importância e variedade dos dados que oferece, destaca-se de forma especial o mapeamento, pois possibilita uma análise completa dos dados apurados em campo para a tomada de decisões fundamentais na recuperação de áreas degradadas.

Com o dimensionamento e delimitação da área alterada a ser recuperada, é possível um planejamento mais apurado, para que ocorra estabilização e consequente recuperação do espaço.

Há de se ressaltar ainda a importância da topografia na tomada de decisões, na elaboração de projetos de recuperação de áreas degradadas, na realização da recuperação propriamente dita e, além disso, a topografia é muito importante para elaborar procedimentos, técnicas e metodologias a ser empregados na recuperação de áreas degradadas, onde deverão ser observadas as características próprias do local, na busca incessante da melhor solução.

Fonte: https://editora.unoesc.edu.br/index.php/acet/article/download/57/274. Acesso em 29 de junho de 2018.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais