Buscar

Quais as maiores diferenças entre competência relativa e absoluta?

💡 4 Respostas

User badge image

Nicolas Torraca

basicamente a competência absoluta se subdivide em matéria e função (por conta disso as partes não podem abrir mão) já a competência relativa se subdivide em valor e foro (essa sim as partes podem abrir mão)
2
Dislike0
User badge image

Camilla Braga

A Competência absoluta é estabelecida em razão da matéria ou da pessoa ou do critério funcional, não podendo ser derrogada por convenção entre as partes (CPC, artigo 111);

 

A incompetência absoluta pode ser reconhecida pelo juiz e/ou alegada pela parte, a qualquer tempo e grau de jurisdição, independente de exceção (CPC, artigo 113). A competência absoluta não preclui.

 

Já a competência relativa, é estabelecida em razão do valor da causa ou do critério territorial, podendo ser modificada de acordo entre as partes ou por conexão ou continência (CPC, artigos, 102 e 111). A competência relativa preclui.

 

A incompetência relativa não pode ser reconhecida de ofício pelo juiz, salvo nulidade da cláusula de eleição de foro em contrato de adesão, devendo ser argüida pela parte, por meio de exceção, no prazo legal, sob pena de prorrogação (CPC, artigos, 112, 114 e 128).

2
Dislike0
User badge image

Direito 2016.1 FG

Muito obrigada Nicollas e Camila :) Apenas não compreendi a exeção na imcompetência relativa.. Se pudesse detalhar melhor..
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes