Buscar

O que é migração das células imune ? Dê um exemplo

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

O corpo humano, por exemplo, é organizado em diferentes sistemas que interagem entre si, de modo que a comunicação entre tais sistemas é essencial. 


A migração de células para o local onde ocorreu um corte na pele nada mais é do que o recrutamento de células do sistema imune são recrutadas para a defesa.Nos animais , a migração celular ocorre pelo deslizamento das células sobre algum substrato ( excetopara os espermatozoides que se movimentam pelo batimento de um flagelo). Esse movimento de deslizamento conta com o dinamismo dos elementos do citoesqueleto para ser levado a cabo.


A célula basicamente coordena a polimerização/despolimerização de filamentos proteicos de seu citoesqueleto de maneira ordenada, de modo a promover deformações em sua membrana que a impulsionam pelo substrato permitindo a sua migração.Há três etapas gerais nas quais se divide o deslocamento celular sobre um substrato: etapa de protrusão, em que a célula estica uma porção de sua membrana plasmática no sentido em que pretende se movimentar; etapa de ligação, na qual a célula conecta a porção projetada de sua membrana a um ponto no substrato; e etapa de tração, na qual a célula “puxa” a si própria em direção ao ponto onde ela ancorou a sua projeção no substrato.


Portanto, a migração de células para o local onde ocorreu um corte na pele nada mais é do que o recrutamento de células do sistema imune são recrutadas para a defesa.

 

Fonte:http://lab-siviero.icb.usp.br/biocel/modulos/migracao-celular/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais