Buscar

que são reações exergônicas e endergônicas? Nestas reações quem tem mais energia, os produtos ou os reagentes?

Explique o motivo pelo qual as células em suas vias metabólicas acoplam reações exergônicas a
reações endergônicas.

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Reação exergônica e reações endergônicas é uma classificação de reações metabólicas e químicas que ocorrem nos organismos.


Enquanto as reações exergônicas ( catabolismo) liberam energia para as células através do potencial da quebra de nutrientes orgânicos, as reações endergônicas (anabolimo) absorvem a energia usada para o funcionamento da célula e , portanto, participam da produção de novos componentes. Além disso, as exergônicas ocorrem espontâneamente, porque há um aumento na desordem do sistema com a liberação da energia.


Se as reações exergônicas liberam energia, significa que seus reagentes possuem mais energia que seus produtos. Por outro lado, se as reações endergônicas absorvem energia, significa que seus produtos possuem mais energia que seus reagentes.

2
Dislike0
User badge image

Andre Martins

As reações exergônicas são espontâneas e que portanto liberam energia livre (energia útil, capaz de realizar trabalho), ao passo que reações endergônicas são não espontâneas e por isso precisam de energia livre para poderem ocorrer. Nas reações exergônicas (espontâneas, que liberam energia livre), por conseguinte, a energia livre dos produtos é menor do que a dos reagentes; mas nas reações endergônicas (não espontâneas, que precisam absorver energia livre para ocorrer) a energia livre dos produtos, ao contrário, é maior do que a dos reagentes. Fazendo uma analogia, quando soltamos uma esfera de cima de um morro, ela vai liberando energia até chegar lá em baixo - representando as reações exergônicas; mas para leva-la novamente para cima do morro, precisamos ir empurrando-a até lá em cima, aplicando-se constantemente energia para isso - representando as reações endergônicas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais