Buscar

Av1 - Educação Física - Licenciatura - Metodologia do Ensino da Ginástica Escolar

1)

A Federação Internacional de Ginástica (FIG) é a instituição que regulamenta seis práticas gímnicas, organiza também os eventos mundiais das seguintes modalidades: Ginástica Rítmica, Ginástica Acrobática, Ginástica Aeróbica, Ginástica de Trampolim, Ginástica Artística e Ginástica para Todos (GPT). Dentre elas, a GPT é:


Alternativas:

  • a)

    a única que possui competições mais constantes ou regulares.

  • b)

    a única que não possui caráter competitivo.

  • c)

    a única que possui aparelhos específicos.

  • d)

    a mais recente de todas as modalidades esportivas competitivas.

  • e)

    a única que tem dois tipos de provas: competitivas e não-competitivas.

2)

O primeiro Festival Internacional de Ginástica para Todos realizado pela FIG foi em 1953, denominado de 1a"Gymnaestrada. Este festival ocorre até os dias de hoje, de quatro em quatro anos. A partir deste evento a GPT foi sendo cada vez mais divulgada e reconhecida. Sobre seu conceito, exposto por Gallardo e Souza (1996, p.292), é correto afirmar que ela:


Alternativas:

  • a)

    Consiste em uma manifestação esportiva que reúne as diferentes interpretações da Ginástica, integrando-as com outras formas de expressão corporal, utilizando-se de aparelhos tradicionais e não-tradicionais de Ginástica.

  • b)

    Uma manifestação cultural que reúne as diferentes interpretações dos esportes, integrando-os com outras formas de expressão corporal, utilizando-se de aparelhos tradicionais e não-tradicionais de Ginástica.

  • c)

    Reúne as diferentes interpretações da Ginástica, integrando-as com outras formas de expressão corporal, de acordo com as características do grupo social e contribuindo para o aumento da interação social entre os participantes.

  • d)

    Reúne as diferentes interpretações da Ginástica competitivas, integrando-as com os Jogos, a Dança e o Folclore de grupos sociais provenientes da Europa.

  • e)

    Integra outras formas de expressão corporal, enfatiza alguns movimentos corporais bem específicos e contribui excessivamente para o aumento da condição técnica dos participantes.

3)

Leia as frases abaixo que explicitam os fundamentos da Ginástica para Todos e depois coloque (V) para as características verdadeiras e (F) para as falsas. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequencia de respostas corretas:

I) Nas aulas de GPT podemos utilizar aparelhos oficiais e/ou alternativos, sendo que os próprios alunos podem construí-los para a exploração. (  )

II) Os movimentos gímnicos da GPT são fundamentados nas habilidades motoras básicas do ser humano. (  )

III) Em todas as apresentações de GPT há um número limitado de participantes. (  )

IV) É fundamental em todas as aulas de GPT um trabalho de caráter mais individualizado, para que todos repitam e aprendam os movimentos. ( )

V) A coreografia é considerada como o produto final de toda vivência e construção de movimentos que ocorre durante as aulas.(  )


Alternativas:

  • a)

    I-V; II-F; III-V; IV-V; V-V.

  • b)

    I-V; II-V; III-V; IV-F; V-V.

  • c)

    I-F; II-V; III-F; IV-F; V-V.

  • d)

    I-V; II-V; III-V; IV-F; V-V.

  • e)
    I-V; II-V; III-F; IV-F; V-V.
4)

A partir da apresentação de uma coreografia que o grupo e os espectadores conseguem visualizar o processo desenvolvido na Ginástica para Todos, sendo que a coreografia ou a apresentação é "tão" importante quanto o seu processo de elaboração. Sobre o processo coreográfico nas aulas de Educação Física, leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:


Alternativas:

  • a)

    Os movimentos e os fundamentos serão aplicados e estimulados por meio da participação e criatividade de todos os participantes do grupo.

  • b)

    A apresentação do produto final ou a realização de um festival só será possível se a escola possuir espaços e recursos para comprar materiais específicos da Ginástica.

  • c)

    O tema das composições coreográficas só devem ser pensados ou criados a partir dos interesses do professor.

  • d)

    Ao apresentar uma coreografia, tanto a música, os materiais, como a vestimenta ou os acessórios utilizados não precisam estar de acordo com o tema gerador.

  • e)

    Os movimentos e os fundamentos serão aplicados e estimulados por meio da participação e criatividade daqueles alunos que tem mais habilidades com a Ginástica.

5)

A criatividade é muito explorada nas aulas de Ginástica para Todos, por conta de sua diversidade de conceitos e o não estabelecimento de regras, promove a inclusão de todos, sendo acessível a qualquer indivíduo, sem restringir a idade, etnia, gênero ou nível de habilidade. Levando em consideração estas características citadas podemos constatar que a participação nas aulas de Ginástica para Todos possibilita ___________________. Assinale a alternativa que completa corretamente a ideia acima exposta.


Alternativas:

  • a)

    a exploração das habilidades motoras e do trabalho técnico da Ginástica.

  • b)

    a exploração das diversas práticas culturais de caráter competitivo.

  • c)

    a exploração do trabalho individual e a seleção dos mais habilidosos para os festivais demonstrativos.

  • d)

    a formação humana o prazer pela prática, a exploração do trabalho coletivo.

  • e)

    A união de todos os alunos e professores para apresentar e ganhar nos festivais competitivos.

💡 25 Respostas

User badge image

Jessica Loubacksouza

Alguém faz faculdade universidade unopar
4
Dislike0
User badge image

Carmo

me mandem o número de vcs posso ajudar na prova
3
Dislike0
User badge image

vera lucia furini

av 1= B C E A D

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais