Buscar

diferenca entre o ADN e ARN

💡 7 Respostas

User badge image

Estudante PD

a diferença esta no açucar que é ribose no Rna e desoxiribose no dna, e algumas bases nitrogenadas que são diferentes do dna para rna.

0
Dislike0
User badge image

Déril L. S.

O ADN ou DNA possui o carboidrato desoxirribise, enquanto o ARN ou RNA possui o carboidrato ribose.
As bases nitrogenadas do DNA consistem em: Adenina (A), Timina (T), Guanina (G) e Citosina (C). Já as bases nitrogenadas do RNA diferem apenas na substituição de Timina por Uracila (U).
O RNA não forma cromossomos. Toda informação genética de um ser está inserida no DNA, que é transcrito em RNAm e depois traduzido em proteínas. O RNA é uma fita simples, pode dobrar-se sobre si. O DNA é uma dupla hélice, pois duas cadeiras com bases nitrogenadas complementares, são unidas por ligaçãoes de hidrogênio.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Todos os seres vivos possuem um código genético expressada por meio de cadeias de nucleotídeos. Esse código é representado pelas moléculas de DNA e RNA.

Do ponto de vista estrutural, a molécula de ADN ou DNA (ácido desoxirribonucleico) consiste de uma dupla cadeia de nucleotídeos encadeados que são formados por uma desoxirribose e se diferenciam pelas suas bases nitrogenadas que são a citosina (C), a guanina (G), a timina (T) e a adenina (A).

No momento da síntese proteica, forma-se o ARN ou RNA (ácido ribonucleico) que é uma cadeia de moléculas formadas por ribose e bases nitrogenadas. Essas bases seguem uma regra em que a adenina emparelha-se com a uracila (U), a timina emparelha-se com a adenina, a citosina emparelha-se com a guanina e, a guanina emparelha-se com a citosina.

Portanto, o DNA consiste de uma dupla cadeia de nucleotídeos cujas bases podem ser adenina, timina, citosina e guanina, enquanto o RNA é uma cadeia de nucleotídeos com a timina substituída pela uracila.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais