Buscar

O neurotransmissor liberado na junção neuromuscular e seu efeito neste local são?

💡 2 Respostas

User badge image

JoãoeFran Miranda

Olá, nõ compreendi bem sua pergunta mas creio que ela esteja se referindo a placa motora do músculo esquelético, se for assim o neurotransmissor na maioria das ocasiões será a acetilcolina e o efeito será a excitação da fibra através da despolarização da membrana. Com isso haverá uma contração muscular.

Creio ser importante ao menos cogitar a situação em que poderá haver junção neuromuscular em outros tecidos, como por exemplo, tecido muscular cardíaco ou musculatura brônquica, ou então, musculatura gástrica, e nestes casos teremos de ser mais específicos quanto a pergunta e tambem a respost.

 

Se o mecanismo em uma víscera for simpático possivelmente o neurotransmissor sera a adrenalina ou a noradrenalina e dependeremos do tipo de receptor estimulado no tecido para poder prever sua ação. Caso o mecanismo seja parassimpático retornaremos ao neurotransmissor acetilcolina, porém, a projeção da ação resultante dependerá do tecido e do receptor estimulado.

 

Espero ter ajudado. Bons estudos!

3
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Uma junção neuromuscular (ou junção mioneural) é a junção entre a parte terminal de um axónio motor com uma placa motora (ousinapse neuromuscular), que é a região damembrana plasmática de uma fibra muscular (osarcolema) onde se dá o encontro entre o nervo e o músculo permitindo desencadear a contração muscular.


Na junção neuromuscular o neurotransmissorutilizado é a acetilcolina. A fibra nervosa ramifica-se no final, para formar a placa terminal. que se invagina para dentro da fibra muscular, mas repousa inteiramente na parte externa da membrana.


A placa motora é o local em que um estímulo eléctrico tem de ser transformado em movimento, através de alguns mediadores químicos, o principal dos quais a acetilcolina, permitem essa transformação.


As sinapses, incluindo as placas motoras e osistema nervoso autônomo sao colinérgicos, isto é, liberam acetilcolina.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais