Buscar

TUTELA ANTECIPADA

QUAL A FINALIDADE DA TUTELA ANTECIPADA?

💡 2 Respostas

User badge image

Sarah Pena

 A tutela antecipada tem como objetivo a fruição do bem da vida antes da prolatação da sentença. Visando antecipar a execução do todo ou de parte de uma decisão que poderá ser confirmada pela decisão final. Envolve atendimento do pedido mediato.

1
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Tutela provisória é gênero por meio da qual o juiz, antes de analisar definitivamente o mérito, defere determinada medida de índole satisfativa (permite o acesso ao bem jurídico) ou cautelar (não permite acesso ao bem jurídico, mas o resguarda de eventuais danos, garantindo eventual cumprimento futuro de tutela satisfativa, antecipada ou definitivamente). Quando houver caráter satisfativo, estaremos diante de tutela antecipada de urgência, enquanto havendo caráter cautelar ou preventivo, estaremos diante de tutela cautelar de urgência.

Já a tutela cautelar, como visto, será aquela que não dá ao interessado a possibilidade de usufruir o bem jurídico em análise, mas retira daquele que o detém a posse, visando à preservação do direito respectivo. Assim, a tutela cautelar visa apenas ao resguardo do bem acautelado.

Exemplificando, tutela antecipada é aquela que determina que uma empresa limpe o nome do consumidor, indevidamente negativado, antes mesmo de julgar o mérito da ação. Já tutela cautelar é aquela que retira desta empresa determinado valor, garantindo que não haja dilapidação patrimonial com intuito de não cumprir a decisão futuramente prolatada, mas a quantia não é transferida ao interessado, ficando resguardada em juízo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais