Buscar

Calculo estequiometrico

A preparação comercial da soda caustica (NaOH), frequentemente envolve a reação de Na2CO3 com cal apagada, Ca(OH)2. Quantos gramas de NaOH podem ser obtidos pelo tratamento de 1kg de Na2CO3 com Ca(OH)2 Dada a reação: Na2CO3 + Ca(OH)2  2NaOH + CaCO3

💡 2 Respostas

User badge image

Cássio Prinholato

Primeiramente vc precisa achar a M.M dos reagentes e produtos, e numero de mol, em seguida vc vai ter a proporção/razão das moleculas envolvidas e funalmente vc vai balancear a equação.

0
Dislike1
User badge image

Luciana Yndimara

primeiro você tem que achar quem é o reagente limitante, pelo numero de mol.. depois que você achar quem é o reagente limitante você vai pegar a massa dele e fazer a proporção, exemplo: se meu reagente limitante for Na2CO3. vejo qnt é a massa dele e qnt de massa ele forma de NaOH. e depois por regra de três vc faz a massa q se formaria  de NAOH se 1kg de NA2CO3 fosse usado. 

0
Dislike1
User badge image

RD Resoluções

A equação balanceada da reação é dada a seguir: 

\(Na_2CO_3+Ca(OH)_2 \to 2Na(OH)_2+CaCO_3\\ \)

Um mol de \(Na_2CO_3\) equivale a 105,8g. Já 1Kg de \(Na_2CO_3\) equivale a 9,45 moles. Um mol de \(NaOH \) equivale a 40g.
Para um mol de \(Na_2CO_3 \) teremos 2 moles de \(NaOH \). Resolvendo uma regra de 3 chegamos a conclusão de que nessa reação, temos teremos 18,9 moles de \(NaOH \).

Logo a quantidade em gramas de \(NaOH \) é \(18,9\times40g = 756g\)

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais