Buscar

Controle de Constitucionalidade prévio

Como o Poder Judiciário exerce o controle de constitucionalidade prévio após o parlamentar legitimar o Mandado de Segurança?

💡 3 Respostas

User badge image

Tuany Faria

Victor, leia isso:


O controle de constitucionalidade preventivo ocorre antes da promulgação de uma lei ou emenda. Pode ser exercido pelo Poder Legislativo, por meio das Comissões de Constituição e Justiça, pelo Poder Executivo, através do veto jurídico, e excepcionalmente pelo Poder Judiciário.

Conforme ensinamentos do Professor Marcelo Novelino ( Direito Constitucional . São Paulo: Editora Método, 2009, 3ª ed. p. 221):

O Poder Judiciário, ainda que de forma excepcional, também poderá exercê-lo caso seja impetrado um mandado de segurança por Parlamentar, em razão da inobservância do devido processo legislativo constitucional , como ocorre no caso de deliberação de uma proposta de emenda tendente a abolir cláusula pétrea. Os parlamentares têm direito público subjetivo à observância do devido processo legislativo constitucional. Por isso, apenas eles, e nunca terceiros estranhos à atividade parlamentar, têm legitimidade para impetrar o mandado de segurança nessa hipótese. A iniciativa somente poderá ser tomada por membros do órgão parlamentar perante o qual se achem em curso o projeto de lei ou a proposta de emenda. Trata-se de um controle concreto, uma vez que a impetração domandamus surge a partir da suposta violação de um direito (ao devido processo legislativo).

Vale dizer que o assunto foi objeto de questionamento na 1ª fase do concurso da AGU (procurador federal) de 2010/CESPE; na oportunidade a seguinte alternativa foi considerada verdadeira:

De acordo com entendimento do STF, o controle jurisdicional prévio ou preventivo de constitucionalidade sobre projeto de lei ainda em trâmite somente pode ocorrer de modo incidental, na via de exceção ou defesa.

2
Dislike0
User badge image

Victor Gonçalves

Obrigado, queria uma fundamentação clara como esta!

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Não existe uma única forma. Depende da forma como o devido processo legislativo está sendo desrespeitado no caso concreto. O Papel do Poder Judiciário será no sentido de cessar a lesão ou ameaça de lesão.

Exemplo: Proposta de Emenda à Constituição que ofenda cláusula pétrea. O STF poderia determinar a suspensão da PEC.

Exemplo: O procedimento para aprovação de determinado projeto de lei determina que ele seja submetido à CCJ antes da votação em plenário, mas o presidente da Casa encaminha direto para o plenário. O STF pode suspender a sessão plenária que votaria o Projeto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais