Buscar

Objetiva G2 - sistemas de informações gerenciais

Atividade Avaliativa: Objetiva G2 2016-02

1

Questão 1: A empresa VIDA & SAÚDE, é uma clinica médica que está reestruturando os seus processos de gestão. A Clinica oferece serviços para coleta e analise de exames, além de equipe médica para atender seus clientes. Assim decidiu implantar um Sistema de Processamento de Transações (SPT) para apoio as transações da operação do dia a dia da Clinica. Pode ser caracterizado como parte integrante do SPT a ser implantado na VIDA & SAÚDE:

I. Funções para a emissão de notas fiscais dos exames realizados na Clinica.

II. Funções que permite realizar analise de sensibilidade para verificar o impacto das faturas atrasadas sobre o fluxo de caixa, a receita e o lucro total.

III. Funções que permitem o controle de entradas e saídas de materiais para exames no estoque da Clinica.

IV. Funções que permitem gerar relatório sob demanda, como exemplo, previsão do numero de exames que serão realizados nos próximos dois anos, projetados por meio de métodos de previsão de demanda.

É correto o que se afirma em

Peso: 1.0

 

    a.I, apenas. 

 

    b.III, apenas. 

 

    c.I e III, apenas. 

 

    d.II e III, apenas. 

 

    e.III e IV, apenas. 

 


2

Questão 2: O SUPER+ é um supermercado que tem gestão familiar e tem apenas uma unidade instalada em uma cidade do interior do Estado de Goiás. O gerente é o Sr Pedro (chefe de família) e sues filhos o auxiliam nas compras, armazenagem e controle financeiro.  A evolução ocorrida no setor de supermercados nos últimos anos, foi no sentido da integração em unidades de negócios, da terceirização de atividades não essenciais e das parcerias logísticas com fornecedores. Os volumes de mercadorias em estoque tendem a ser reduzidos e mais bem planejados e a informatização deve ser cada vez mais incorporada no dia-a-dia das empresas que atuam no setor. Atualmente o SUPER+ tem automatizado somente o controle do estoque e os caixas. Assim, com o objetivo de melhorar os processos de gestão, além de ampliar o negócio com a instalação de uma nova unidade, o Sr. Pedro decidiu melhorara a sua infraestrutura de TI. Dentre as tecnologias abaixo, identifique quais podem ser adotadas pelo SUPER+.

I. A adoção do EDI (Intercâmbio eletrônico de dados) pelo supermercado é prioritária para conectar fornecedores e viabilizar a troca de documentos e informações, o que elimina papéis e outras burocracias.

II. A adoção de um Sistema de Apoio ao Executivo (SAE) para planejar as compras do supermercado.

III. A adoção de um Sistema Especialista (SE) para apoiar a equipe de compras na redefinição do layout do produtos no novo supermercado.

IV. A adoção de um Sistema de Informação Gerencial (SIG) para apoio às operações diárias e a toma de decisão dos gerentes do supermercado.

É correto o que se afirma em

Peso: 1.0

 

    a)I, apenas. 

 

    b)II, apenas. 

 

    c)III, apenas. 

 

    d)IV, apenas. 

 

    e)I e IV, apenas. 

 


3

Questão 3: O sistema de CRM (Customer Relationship Management) automatiza e integra as funções de vendas, marketing e serviços de uma organização. O objetivo é capturar dados sobre todos os contatos da empresa com o cliente através de todos os canais e armazená-los em um sistema de CRM para que se possa compreender as ações do consumidor e tratar clientes individualmente, uma vez que suas necessidades diferem e seu valor para a em presa pode ser diferente. Alguns processos que podem ser implantados por meio dessa ferramenta são: gerenciar cotatos; identificar o perfil dos clientes; organizar a comunicação; acompanhar encomendas; antecipar a evolução do mercado; prestar assistência técnica, entre outros.

TURBAN, Efraim. LEIDNER, Dorothy. MCLEAN, Ephraim. WETHERBE, James. Tecnologia da Informação para Gestão. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Com base no texto acima e no conceito de CRM, assinale os itens abaixo que considera como  vantagens para uma empresa  adotar um CRM.

I. A antecipação de dados sobre a evolução do mercado permite à empresa avaliar tendências para implementar suas estratégias de vendas.

II. Ocorre o conhecimento mais profundo sobre o cliente e a integração deste com a empresa, assim dificultará o processo de desenvolvimento de novos produtos ou serviços.

III. O processo da assistência técnica informatizada no pós-venda eleva os custos com as reclamações dos clientes.

IV. A empresa, ao organizar sua comunicação, eleva os seus lucros, já que reduz os gastos com mídia.

V. O acompanhamento das encomendas dos clientes eleva os custos, no entanto, diminui os erros na entrega, o que eleva a produtividade.

É correto o que se afirma em

 

Peso: 1.0

 

    a.I, apenas. 

 

    b.I e II, apenas. 

 

    c.II e IV, apenas. 

 

    d.III e V, apenas. 

 

    e.IV e V, apenas. 

 


4

Questão 4. Muita atenção tem sido dedicada ao desenvolvimento de metodologias que possam ser usadas para o Planejamento estratégico de Tecnologia de Informação (PETI) ou de sistemas de Informação (PESI), tendo como objetivo auxiliar os gestores no alinhamento das estratégias de TI com as da estratégias da organização, além da  identificação de oportunidades para a obtenção de vantagens competitivas por meio do uso das tecnologias da informação (TI). Constituem atividades do PETI.

I. Identificar as estratégias de negócio e respectivos objetivos estratégicos, para então  definir as estratégias de TI para suporte.

II. Elaborar o PETI a partir da definição dos projetos operacionais a serem executados.

III. Identificar os prováveis impactos que as TI podem causar no modelo de negócios da organização.

IV. Avaliar os processos organizacionais dos concorrentes para identificar as informações necessárias para apoiar os processos de negócio e de tomada de decisão.

V. Identificar possíveis sistemas ou tecnologias da informação que podem auxiliar a empresa a tornar-se mais competitiva.

É correto o que se afirma em

Peso: 1.0

 

    a)I e II, apenas. 

 

    b)I e V, apenas. 

 

    c)II e III, apenas. 

 

    d)I, III e IV, apenas. 

 

    e)I, III e V, apenas. 

 


5

Questão 5: A Empresa GoldCard International define sua missão como “uma companhia global de pagamentos que trabalha para permitir que consumidores, empresas, bancos e governos possam usar moedas digitais ou cartão de crédito. A GoldCard atua em 200 países ao redor do mundo. Ela processa diariamente cerca de 12 milhões de transações e utiliza mineração de dados (Data Mining) para gerar e extrair todos os tipos de estatísticas sobre os seus clientes portadores de cartões. Pode ser caracterizado como parte integrante do Data Mining (DM) da GoldCard:

I. Funções que permitem prever o uso fraudulento do cartão de crédito.

II. Funções que permitem corelacionar fatores demográficos para prever quais consumidores responderão a um anuncio ou comprarão determinado produto da Goldcard.

III. Funções que permitem o controle de entradas das vendas efetuadas pelos estabelecimentos comerciais, que tem convenio com a GoldCard para uso do cartão de crédito.

IV. Funções que permitem gerar o extrato dos gastos do mês efetuados com o cartão de credito, pelos clientes. 

É correto o que se afirma em

Peso: 1.0

 

    a)I e II, apenas. 

 

    b)I e III, apenas. 

 

    c)II e III, apenas. 

 

    d)II e IV, apenas. 

 

    e)III e IV, apenas. 

 


6

Questão 6. A Companhia Industrial DHT Ltda possui duas plantas localizadas no Brasil e seu projeto é integrar a unidade de produção instalada no estado Paraná com a unidade instalada no estado de São Paulo. Para alcançar este objetivo, implantou um sistema de Planejamento de Recursos Empresariais – ERP, com módulos para os setores financeiro, comercial e de Produção/Manufatura. Sobre os sistemas de ERP podemos afirmar que:

I. O software adquirido pela empresa pode ser implantado imediatamente após sua compra, pois adaptações específicas à empresa não são necessárias.

II. São softwares estruturados em módulos para possibilitar que uma empresa implemente módulos do sistema que sejam de seu interesse.

III. Permitem a Customização, que é um processo de modificação no ERP para se adequar o sistema a uma determinada situação ou necessidade de uma empresa.

IV. Exigem uma organização ou reengenharia dos processos organizacionais antes da sua implantação.

V. O uso de software livre é uma alternativa de baixo custo que pode ser empregada no caso do desenvolvimento interno do sistema ERP.

É correto o que se afirma em

Peso: 1.0

 

    a)I e II, apenas. 

 

    b)II e III, apenas. 

 

    c)III e IV, apenas. 

 

    d)IV e V, apenas. 

 

    e)II, III e IV, apenas. 

 


7

Questão 7: A Cadeia de Suprimentos ou SCM (Supply Chain Management) envolve a integração dos processos de negócios-chave que aprovisiona produtos, serviços e informação, adicionando valor para os consumidores e outros acionistas.  Portanto, o  objetivo da SCM é reduzir a quantidade de recursos necessários para gerar um nível desejado de serviço ao consumidor. Segundo Monteiro e Bezerra (2003) a gestão da Cadeia de Suprimentos é reconhecida como uma importante área para a inovação e investimento em Tecnologia da Informação (TI), assim, as empresas estão recorrendo ao uso de TIs nas cadeias de suprimento visando à obtenção de vantagem competitiva e automatização dos processos produtivos, sendo as TI normalmente empregadas o intercâmbio eletrônico de dados – EDI (Electronic Data Interchange), as extranets e os sistemas integrados de Gestão –ERP, entre outras.

MONTEIRO, A.; BEZERRA, A. L. B. Vantagem competitiva em logística empresarial baseada em tecnologia da informação. In: VI SEMINÁRIO EM ADMINISTRAÇÃO FEA/USP, 6, São Paulo, 2003. Anais..., São Paulo, 2003.

De acordo com o texto, e o conceito de cadeia de suprimentos, avalie as opções abaixo.

I. Através do uso de um sistema de ERP é possível estabelecer fluxos de informação entre duas ou mais organizações em uma Cadeia de Suprimentos.

II. Com o emprego das TI na Cadeia de Suprimentos é possível administrar seu relacionamento com compradores, fornecedores e operadores logísticos, entre outros parceiros comerciais, além de compartilhar com eles informações.

III. Com o uso das extranets é possível o compartilhamento de materiais entre fabricantes e varejistas.

IV. Com o uso do EDI é possível diminuir os erros na alimentação/entrada dos dados e aumentar a produtividade em uma Cadeia de Suprimentos.

É correto o que se afirma em

Peso: 1.0

 

    A.I, apenas, 

 

    B.III, apensas. 

 

    C.I e II, apenas. 

 

    D.I, II e IV, apenas. 

 

    E.II, III e IV, apenas. 

 


8

Questão 8: O Sr. João é um pequeno empreendedor no segmento de entregas de “Quentinhas” em domicílio. De acordo com o Sebrae, “esta profissão está entre as cinco mais formalizadas do Brasil e tem ajudado muita gente por aí”. Ao assistir a uma palestra sobre marketing no SEBRAE, o Sr. João percebeu que precisava inovar o seu negócio e melhorar o atendimento ao seu cliente, pois já conta com uma carteira de clientes fidelizada, atendendo todos os bairros da sua cidade. A partir do tema abordado na palestra, o Sr. João entendeu que precisava adotar uma tecnologia para apoiar o televendas e também para divulgar a sua empresa, pois ele já sabe que seus clientes querem, além da qualidade das “Quentinhas”, qualidade no atendimento e rapidez na entrega do pedido. Também definiu como objetivo aumentar suas vendas e introduzir novos produtos no cardápio.

Conforme a situação descrita, avalie as opções abaixo e identifique quais tecnologias poderiam ser adotadas pelo Sr. João:

I. Um call Center, uma ferramenta do CRM operacional, para registrar as ligações e pedidos dos clientes, facilitando interações futuras com seus clientes.

II. Um CRM analítico para analisar os dados gerados pelo CRM operacional, fornecendo informações para monitorar o desempenho da empresa do seu João.

III. Um web site para divulgar a “Quentinhas” e também para que os clientes do seu João agendem antecipadamente as suas encomendas. 

IV. Um sistema para o gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM) para gerenciar os fornecedores do seu João.

V. Um sistema de Informações Gerenciais – SIG com funções para classifcar os clientes por fatores demográficos para prever quais deles responderão a um anúncio ou comprarão determinado produto do cardápio.

É correto o que se afirma em

Peso: 1.0

 

    a)I, apenas. 

 

    b)III, apenas. 

 

    c)I e III, apenas. 

 

    d)II, e IV, apenas. 

 

    e)III e V, apenas. 

 


9

Questão 9: Para avaliar os impactos da Tecnologia da Informação (TI) nas estratégias e nas operações das organizações, é necessário que haja foco na sua eficácia, nos resultados advindos das aplicações da TI em relação aos objetivos e metas destas organizações. Para alcançar a eficácia com o uso da TI, é fundamental que ocorra o Alinhamento Estratégico da TI com o plano estratégico de negócio (PEN).

Fonte: Laurindo,  F. J. B.; Shimizu, T.  Rabechini Jr, M. M. C.R. O papel da tecnologia da informação (TI) na estratégia das organizações. GESTÃO & PRODUÇÃO v.8, n.2, p.160-179, ago. 2001.

Sobre o Alinhamento Estratégico da TI e a estratégia de negócio, avalie as opções abaixo:

I. O Alinhamento entre a Estratégia da TI e a estratégia de negócio é alcançado quando o conjunto de estratégias de sistemas é derivado das estratégias de negócio da organização.

II. O Alinhamento entre a Estratégia da TI e a estratégia de negócio ocorre quando são identificados o hardware, o software e o pessoal de TI, a fim de proporcionar níveis adequados de serviço para os clientes e fornecedores.

III. O alinhamento ocorre quando as estratégias de negócios e de TI estão alinhadas, ou seja, quando as estratégias de TI possibilitam, apoiam e estimulam os objetivos do negócio.

IV. O Alinhamento entre a Estratégia da TI e a estratégia de negócio ocorre quando são analisados os processos para suporte as áreas de negócio.

É correto o que se afirma em:

Peso: 1.0

 

    A.I, apenas. 

 

    B.I e III, apenas. 

 

    C.II e III apenas. 

 

    D.III e IV, apenas. 

 

    E.II, III e IV, apenas. 

 


10

Questão 10: O que se percebe nos dias atuais é que os negócios das organizações, sejam elas empresas privadas ou instituições públicas, são, na grande maioria dos casos, apoiadas no uso das Tecnologias da Informação (TI). Diante desse fato podemos afirmar que a informação é um bem, e que o seu valor é perfeitamente possível de ser medido e percebido. Portanto, a informação deve ser mantida em segurança, assim como os equipamentos utilizados para o seu armazenamento, processamento e recuperação.

Avalie as opções abaixo, com base no texto acima e no livro da disciplina.

I. Adotar a prática de Segurança da Informação significa adotar diferentes políticas e normas para garantir a segurança das informações, e, ao mesmo tempo, empregar cada vez mais tecnologias da informação para a vigilância eletrônica.

Porque

II. As pessoas precisam cada vez mais serem vigiadas no ambiente de trabalho, evitando falhas humanas. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta

Peso: 1.0

 

    A.A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. 

 

    B.As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. 

 

    C.As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. 

 

    D.A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. 

 

    E.As duas afirmações são falsas. 

 

💡 22 Respostas

User badge image

Vira Latas

Vamos comparar as respostas, gente! Já fiz algumas

1- C

2- E

3- A

4 -

5 - A

6- B

7- E

8- C

9- 

10-

2
Dislike0
User badge image

@t_mat

Alguém tem o gabarito corrigido dessa atividade? se tiver favor enviar as respostas

2
Dislike0
User badge image

Audrey Martins

Oii ainda não fiz a de Sistemas  e Matematica Financeira mas já fiz a de Direito Empresarial, Microeconomia e Evolução I, vou mandar meus resultados se quiser comparar :

Direito:

 

1-e

2-a

3-b

4-d

5-b

6-c

7-e

8-d

9-a

10-c

 

 

Microeconomia :

 

 

 

1-c

2-b

3-d

4-e

5-e

6-b

7-c

8-b

9-e

10-b

 

Evolução I:

 

 

 

1-e

2-e

3-e

4-d

5-a e b

6-d

7-b

8-c

9-d

10-d

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais