Buscar

Qual a diferença entre Poder Constituinte e Poder Popular? ou um precisa do outro para existir?

💡 7 Respostas

User badge image

Joao Victor Oliveira

o poder constituinte é a manifestação soberana vontade politica de um povo tanto social,tanto juridicamente organizado.

 

1
Dislike0
User badge image

Hemerson Oliveira

Entendo que Poder Constituinte está relacionado ao poder exercido por meio da vontade do Povo em um Estado. Enquanto o Poder Popular está para uma auto-organização de sujeitos revolucionários, ou seja, o Povo indo contra o Estado.

1
Dislike0
User badge image

Virgilio

Gostei da pergunta, espero contribuir, vamos lá!

Poder Popular é a medida da capacidade (aptidão / habilidade / energia) de um povo em organizar-se e de fazer valer sua vontade.

Quando o Poder Popular atinge seu nível mais elevado estaremos diante da soberania popular (supremacia - poder ou autoridade suprema de determinar um sistema de valores de um Estado).

A soberania popular, ao seu turno, se manifesta através do Poder Constituinte, que é conceituado, pelo poder supremo que o povo (vontade política do povo) tem de estabelecer / instalar / fundar o Estado por meio de uma constituição e ou reformar a vigente.

A titularidade do poder constituinte pertence ao povo. Logo a vontade constituinte é a vontade do povo expressa por meio de seus representantes.

Para falarmos em uma legítima CONSTITUIÇÃO DEMOCRÁTICA (POPULAR), o Poder Constituinte deve ser exercido de forma que as decisões políticas fundamentais estabelecidas na constituição sejam verdadeiramente fundadas na vontade do povo.

Dessa forma, uma constituição democrática não se esgota no fato de ser elaborada por uma Assembleia Constituinte livre e soberana. Esses são aspectos relativos origem e formação, que não refletem necessariamente a legitimidade da constituição. A constituição não será democrática se não for autêntica expressão do sistema de valores fundados na vontade popular, convertendo-se assim em mero instrumento de falsificação da realidade política.

Portanto, apesar de interligados, os conceitos de Poder Popular e Poder Constituinte não se confundem. Poder Popular é a medida da capacidade de um povo organizar-se de forma eficaz para fazer valer sua vontade. Já o Poder Constituinte é a consequência da Soberania Popular, que se consubstancia no mais alto nível de expressão do Poder Popular, consistente no poder supremo do povo de estabelecer o Estado por meio de uma constituição e ou reformar a vigente.

Logo, há obrigatoriamente ligação entre Poder Constituinte e Poder Popular quando o objeto de estudo for uma constituição democrática.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais