Buscar

Qual fator abiótico (condição) se mostra determinante para a caracterização e a separação de grande parte dos biomas no Brasil?

💡 5 Respostas

User badge image

Rodrigo R. N.

O principal fator abiótico que determina os biomas terrestres é o clima, em especial a precipitação e a temperatura. Esses dois fatores são os determinantes principais do tipo de vegetação que pode existir e proliferar em um determinado ambiente terrestre.

5
Dislike0
User badge image

Biologia da Conservação

Dimensão territorial, e a diversidade climática e geográfica.

 

 

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Dentre as definições de bioma, podemos toma-lo como sendo uma grande unidade comunitária, facilmente reconhecível e onde as comunidades de plantas e animais são, de certo modo, semelhantes e uniformes.


Sabemos que o termo bioma refere-se ao conjunto de vegetação e fauna associada. Para se definir uma região como sendo de mesmo bioma, considera-se a fisionomia, estrutura, o ambiente e o macroclima. Com uma constituição biótica característica, um ambiente é caracterizado bioma pela uniformidade fisionômica do clímax vegetal e pelos animais de maior relevância.


Deste modo, a classificação de um bioma se dá pelo conjunto de características e composições semelhantes em uma determinada área. Trata-se de um agrupamento de fisionomias homogêneas, com a presença de um mesmo macroclima.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais