Buscar

O que é estado de sitio?

💡 5 Respostas

User badge image

Nathália Zampieri

Com previsão normativa nos arts. 137 a 141 da Constituição Federal, trata-se de uma medida de defesa da odem pública, decretada nas hipóteses de calamidade pública ou quando houver ameaça à democracia e à ordem constitucional, onde, transitivamente, são suspensos pelo poder executivo os poderes legislativo e judiciário, além dos direitos e garantias previstos pela carta magna aos cidadãos. O período máximo em que se aplicam os efeitos desse instituto é de 30 dias, salvo em hipótese de guerra.

1
Dislike0
User badge image

Gustavo Rocco

O estado de sítio é decretado objetivando preservar ou restaurar a normalidade constitucional, perturbada por alguns fatos, como : 

  • comoção grave de repercussão nacional;
  • ineficácia da medida tomada durante o estado de defesa;
  • declaração de estado de guerra ou resposta à agressão armada estrangeira.

De acordo com o art. 139 CF/88 no estado de sítio decretado por comoção grave ou ineficácia do estado de defesa às conseqüências serão as seguintes:

  • obrigação de permanência em localidade determinada;
  • detenção em edifício não destinado a acusados ou condenados por crimes comuns;
  • restrições relativas à inviolabilidade de correspondência, ao sigilo de comunicações, à prestação de informações e à liberdade de imprensa, radiodifusão e televisão;
  • suspensão da liberdade de reunião;
  • busca e apreensão em domicílio;
  • intervenção nas empresas de serviços públicos;
  • requisição de bens.

Enquanto no estado de sítio decretado no estado de guerra ou resposta à agressão armada estrangeira todas as garantias constitucionais poderão ser suspensas.

No estado de sítio o Presidente necessita de prévia autorização do Congresso Nacional, além dos pareceres não-vinculados dos Conselhos da República e da Defesa Nacional. A instituição do estado de sítio também é feita por decreto.

Em regra o estado de sítio deverá durar o mesmo tempo do estado de defesa – até 30 dias -, mas são admitidas prorrogações de até 30 dias de cada vez. No caso de estado de guerra ou resposta a agressão armada estrangeira, poderá ainda ser decretado pelo tempo que durarem tais situações.

1
Dislike0
User badge image

Cintia Dos Reis

Um adendo: o estado de sítio é a única hipótese de afastamento/suspensão da imunidade parlamentar, desde que deliberada por 2/3 dos membros do congresso nacional.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais