Buscar

Qual a função da moeda para os economistas clássico explique

💡 2 Respostas

User badge image

Jhony Garcia

Para os economistas clássicos, a moeda possui três funções, são elas: facilitar as trocas comerciais, servir de paramêtro de valor entre as mercadorias e servir como reserva de valor. 

A primeira função serve para driblar problemas que existem em economias de escambo. Em uma economia de escambo, para haver trocas, os agentes que estão trocando mercadorias precisam ter interesse recíproco pelo o que o outro  agente da troca está oferencendo, entretanto não é sempre que esse interesse de ambos surge.Por exemplo, imagine uma situação onde João produz laranjas e está interessado em troca-las em maçãs, imagine também que José produza maçãs e queira troca-las em pêras, nesse caso a troca não poderá ocorrer, pois não há um interesse recíproco de um agente pela mercadoria do outro. Nesse sentido, um intermediário, a moeda, facilita as trocas, pois no nosso exemplo, João poderá trocar suas laranjas por moedas que representam a sua produção e comprar o equivalente da produção de maçãs de José. Por fim, José poderá adquirir o equivalente a sua produção de maçãs assim que as  pêras forem ofertadas no mercado por outro agente econômico.
A moeda serve como parâmetro de valor entre as mercadorias, ou seja, ela representa o quanto cada mercadoria vale no mercado, servindo assim como um instrumento de cotação entre as mercadorias. 

A moeda também serve como reserva de valor, sendo assim, caso eu opte por não consumir a minha produção no tempo em que ela foi produzida, posso transferir o meu consumo para um tempo futuro sem que haja disperdício. 
 

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Define-se moeda como um bem que combina três funções básicas: meio de troca, reserva de valor e unidade de conta.

O meio de troca simplifica esse processo eliminando a necessidade de dupla coincidência de desejos. João simplesmente usa o dinheiro que recebeu da venda de serviços de odontologia e compra pães de José, que sem maior dificuldade pode usar essa quantia para comprar suas maçãs.

A função de reserva de valor refere-se à capacidade que certos bens possuem de preservar poder de compra com o passar do tempo. Desse modo, quando alguém vende bens em troca de moeda, pode, em algum momento futuro, usar a mesma moeda para comprar outros bens. Evidentemente, muitos ativos que não a moeda – como ações, títulos, imóveis, etc. – também servem como reserva de valor. E a moeda não é especificamente vantajosa como reserva de valor, pois ela não paga juros (quem segura moeda em geral perde, pois a taxa de inflação tende a ser positiva). Mas ela tem a vantagem de ser aceita universalmente para realizar transações.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais