Buscar

Eu queria um resumo bem bioquímica sobre metabolismo de carboidrato e lipídios, funções dos dois e a ação hormonal

💡 1 Resposta

User badge image

Larissa Santos

 CARBOIDRATOS

- Os carboidratos são produzidos pelas plantas verdes na fotossíntese a partir da H2O, CO2 e luz solar. A energia é armazenada nas suas ligações químicas. Os carboidratos obtidos na natureza são normalmente a celulose e a sacarose, e com maior freqüência o amido. Dos quais por hidrólise são obtidas a glicose e a frutose. Eles estão presentes nas plantas e quando são comidos vão para o corpo do próximo na cadeia alimentar que também será comido,assim,sucetivamente ele é passado da planta ( produtor) até todos os niveis da cadeia,do herbivoro até onivoros e carnivoros que,consumindo a planta ou o animal  herbivoro,receberão o carboidrato,atingindo todos os niveis da cadeia alimentar.
- são a primeira fonte de energia do corpo,dando origem a glicose,unica fonte energica do sistema nervoso central. ( segunda fonte são os lipideos,e a terceira e ultima são as proteinas,que são preservadas o maximo que der visto a sua importância estrutural)
- polimeros são formados por estruturas repetitivas chamadas monomeros. Como por exemplo das proteinas ( polimero) formado somente por vários aa ( monomeros)
- Numa dieta para perda de peso,pode-se diminuir os carboidratos,de forma que o corpo precise partir para a segunda reserva,e começa a queimar gordura.
- Os carboidratos podem ser chamados de glicideos,ou ainda açucares,são energeticos,fornecendo 4 kcal por grama,e tem função estrutural ( DNA e RNA,quitina,celulose,etc)
- A açúcar,devido a glicose,alimento o sistema nervoso central,sendo bom para ser comido antes e durante atividades cognitivas intensas,porém com o cuidado do alimento escolhido ter baixa fração lipidica ( pouca gordura),pois essa deixa as reações mais lentas devido a dificil digestão.

- Ha tres classificações básicas de sacarideos ( açucares) o monossacarideo é formado por um único sacarideo,o oligossacarideo tem poucos sacarideos,e o polisacarideo tem muitos.


MONOSSACARIDEOS

-  São estruturas que possuem apenas uma molecula de sacarideo.
Os monossacarideos 
possuem sabor adocicado, são soluveis em água e não sofrem hidrolise,pos são a estrutura mais básica,pronta para absorção.
Apesar de serem apenas uma molecula de sacarideo,podem possuir de 3 a 7 moléculas de carbono ligados a ela. Essa quantidade de carbono determina o nome da molécula:
* Triose = 3 carbonos
* Tetrose = 4 carbonos
*Pentose = 5 carbonos
* Hexose = 6 carbonos
* Heptose = 7 carbonos

- A estrutura dos carboidratos segue um padrão,onde sempre haverá C ( que determina seu tipo),H ( o dobro do carbono ) e O ( em quantidade igual a do carbono.

EX: Tetrose – C3H6O3  ( Como é uma tetrose,tem 3 carbonos,com numero igual de O e dobro de H.)

EX : Pentose – C5H10O5 ( Como é uma pentose,tem 5 carbonos,com numero igual de O e o dobro de H.)

- Os monossacarideos mais importantes são a pentose,que está presente no DNA (desoxorribose) e RNA( ribose),e a hexose,do tipo qual são os açucares como a frutose,galactose e glicose.
- O DNA é o único carboidrato com estrutura molecular diferente dos outros,pois foge a regra onde C = O,possuindo apenas 4 oxigenios ao invés de 5,isso se dá ao fato de que isso o torna mais estável, e de mais dificil oxidação,de forma a preservar sua existencia. ( Quanto menos oxida menos morre)
- A divisão de monossacarideos também pode ser aldeido ou cetona,a depender de onde há C=O (carbonila,dupla ligação do C com o O.). Quando a ligação C=O está na extremidade da molécula,é um aldeido,sendo chamato de aldose. Se a ligação C=O não estiver na extremidade,será uma cetona,sendo chamado de cetose. Eles recebem essa nomenclatura devido ao fato de que os carboidratos tambem são conhecidos como ose ( aldeido + ose = aldose).
- Normalmente,as moléculas na natureza estão na forma ciclica,como por exemplo a glicose,que pode receber a nomenclatura alfa-glicose ou beta glicose. A alfa-glicose possui a carbonila abaixo do plano do anel,e beta-glicose se estiver acima do plano do anel.


OLIGOSSACARIDEOS

- São estruturas com vários monossacarideos ligados entre si por ligações glicosidicas,podendo variar de 2 a 20,eles são hidrosoluveis,tem sabor doce, e sofrem hidrolise (quebra em dois monossacarideos). Os mais importantes são os dissacarideos,moléculas formadas por dois monossacarideos ( sendo um deles sempre glicose),os principais dissacarideos são:
* Maltose : uma molécula formada por duas moleculas de glicose.
* Lactose : Formada por uma molécula de glicose e outra de lactose
* Sacarose : Formada por uma molécula de glicose e outra de frutose.


POLISSACARIDEOS

- Os polissacarideos são estruturas com milhares de monossacarideos ligados entre si por ligação glicosidica,eles são insoluveis em água devido a ata quantidade de carbonos,sendo bastante apolar,porém sofrem hidrolise,onde são quebrados em partes cada vez menores até estarem na estrutura basica de monossacarideos,além de não possuirem sabor doce,tendo em sua maioria,papel estrutural.
Os principais são:

* Celulose : formadora da parede celular dos vegetais.
* Quitina : formadora da parece dos fungos e do exoesqueleto dos artropodes
* Glicogenio : Reserva energética dos animais no fígado e nos musculos
* Amido : Reserva energetica dos vegetais nas raizes
 - Os polissacarideos podem ainda serem divididos entre homopolissacarideo,que normalmente tem função estrutural e  são aqueles que são formados por um único tipo de monossacarideo e heteropolissacarideo que é aquele formado por mais de um tipo de monossacarideo.
- A celulose não é digerida pelos seres humanos,isso ocorre porque a celulose possui beta-glicose,mas ajuda a formar o bolo fecal e oferece substrato a microbiota.

- A insulina pega a glicose do sangue e envia ao figado para se transformar em glicogenio,e o glucagon pega o glicogenio do figado e do musculo e o transforma em glicose,jogando-o no sangue para fornecer energia.
- Intolerancia a lactose é uma deficiencia na produção da enzima lactase,que quebra o açúcar do leite,a lactose. Sem a lactase,a lactose acumula no intestino,sendo fermentado pela microbiota intestinal,ocasionando inchaço,gases e diarréia.


GLICONJUGADOS

- Os glicoconjugados são carboidratos ligados em proteinas e/ou lipideos atravez de ligaçoes covalentes,e são de tres tipos:
* Glicoproteinas : Carboidratos ligados a proteinas
* Glicolipideos : Carboidratos ligados a lipideos
* Proteoglicanos: glicosaminoglicanos ligados a proteinas. ( Glicosaminoglicanos são componentes fundamentais da matriz celular)

-Glicoconjugados são carboidratos que se ligam através de ligações covalentes a proteínas e lipídios, são responsáveis por agirem em algumas funções celulares e como mediadores em algumas interações. Suas principais funções são: transporte de informações através da comunicação entre as células, sinalizam proteínas para o transporte e a localização de organelas específicas ou degradação, é um ponto de reconhecimento para moléculas de sinalização extracelular, participa do reconhecimento e adesão célula-célula, migração celular durante o desenvolvimento, coagulação do sangue, resposta imunológica e cicatrização de lesões. Os principais representantes dessas estruturas são as glicoproteínas como imunoglobulinas, hormônios e proteína do leite, glicolipídios, proteoglicanos. Glicoconjugados, são moléculas de carboidratos aderidos a lipideos e/ou proteínas presentes na matriz celular, com o intuito de reconhecimento e coesão das células; migração celular; coagulação sanguínea; resposta imune; cicatrização de ferimentos e outros processos celulares. 
Exemplos de glicoconjugados, seria : glicoproteínas, proteoglicanos e glicolipídeos


- OS MONOSSACARIDEOS SÃO LIGADOS UNS AOS OUTRO NOS OLIGO E POLISSACARIDEOS ATRAVEZ DE LIGAÇÕES GLICOSIDICAS,ESSAS LIGAÇÕES OCORREM QUANDO A CARBONILA (OH) DO CARBONO 1 DE UM MONOSSACARIDEO SE JUNTA COM O HIDROGENIO DA CARBONILA OH DO CARBONO 4 DE OUTRO MONOSSACARIDEO,FORMANDO ÁGUA H2O ( OH VINDO DE UM E H VINDO DE OUTRO),LIGANDO ESSAS DUAS MOLECULAS E LIBERANDO AGUA ( desidratação)
 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais